A nova geração do Ford Fiesta já tem data para ser revelada: 29 de novembro. Segundo o site Carscoops, o modelo será apresentado à imprensa e concessionários pelo CEO global da empresa, Mark Fields, e pelo vice-presidente da Ford Europa, Jim Farley, durante um evento na fábrica da empresa em Colônia, na Alemanha.

O compacto, cujos protótipos foram flagrados diversas vezes em testes pela Europa, será construído a partir de uma plataforma maior e mais moderna. Já o desenho adotará a atual identidade da Ford, como a adoção de faróis mais estreitos e lanternas horizontais. Com isso, o hatch terá porte e visual mais próximos do médio Focus.

A atualização do Fiesta visa aumentar a competitividade do compacto diante dos novos Opel Corsa, Renault Clio e Volkswagen Polo no mercado europeu e fazer frente ao Chevrolet Spark, Kia Rio e Nissan Versa Note na América do Norte.

As motorizações aguardadas para a Europa são as EcoBoost a gasolina de três e quatro cilindros (1.0 e 1.6 litro, respectivamente) com turbo e injeção direta, além da 1.5 EcoBlue a diesel. Já a versão esportiva ST deverá receber uma variante aprimorada do EcoBoost 1.6 turbo com potência na casa dos 220 cv.

Rumores da imprensa europeia afirmam que o Fiesta ganhará uma versão com a grife Vignale (submarca de luxo da Ford na Europa), uma vez que o chefe de Marketing da marca, Roelant Waard, deixou claro que “tamanho não é igual luxo”, dando indícios de uma variante mais sofisticada do compacto.

Fotos: Carscoops