A Chevrolet Colorado, prima norte-americana da S10 brasileira, é a mais nova picape a ganhar uma versão preparada de fábrica para o off-road extremo, seguindo a tendência lançada nos Estados Unidos pela Ford F-150 Raptor e adotada pela RAM 1500 Rebel e Toyota Tacoma TRD. A Colorado ZR2 é uma das atrações da GM no Salão de Los Angeles, que começa na próxima sexta-feira (19).

As mudanças promovidas pela General Motors começaram nas suspensões, que ganharam braços de ferro fundido e foram elevadas em cinco centímetros. Os amortecedores convencionais foram substituídos por um conjunto da Multimatic, idêntico ao utilizado no Camaro Z/28 e dotado de válvulas que adaptam o amortecimento em seis condições de acordo com o ângulo das suspensões e a velocidade do veículo. Por conta das modificações, o estepe, que ficava alojado abaixo da caçamba, foi instalado no compartimento de carga.

Para acomodar as rodas exclusivas de 17 polegadas e os pneus Goodyear Duratrac de 31 polegadas, a bitola (distância entre as rodas no eixo) foi aumentada em 8,9 centímetros. Outros componentes exclusivos da Colorado ZR2 são o para-choque dianteiro recuado para aumentar o ângulo de ataque, as proteções da transmissão no assoalho e a grade frontal.

A Chevrolet Colorado ZR2 será equipada com o sistema de tração com nove configurações: traseira; 4×2 com bloqueio do diferencial traseiro; integral com acionamento automático; integral com bloqueio do diferencial traseiro; 4×4 com bloqueio do diferencial central; 4×4 com bloqueio dos diferenciais central e traseiro; 4×4 reduzida com bloqueio central; 4×4 reduzida com bloqueios central e traseiro e 4×4 reduzida com bloqueios central, dianteiro e traseiro.

A picape será oferecida com as motorizações de 3.6 litros V6 a gasolina, que gera 312 cv de potência e 38 kgfm de torque, e Duramax 2.8 turbodiesel de 183 cv e 51 kgfm. A transmissão é automática de oito marchas.

Fotos: Divulgação