A Chevrolet confirma nesta segunda-feira (31) que o modelo elétrico Bolt será uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de novembro na capital paulista. Esta será a primeira vez que a novidade da marca será exibida no Brasil. O compacto foi mostrado pela primeira vez em forma de conceito em janeiro de 2015, durante o Salão de Detroit (Estados Unidos).

Fabricado nos Estados Unidos, o Bolt começará a ser vendido por lá ainda este ano por cerca de US$ 30 mil, já considerando incentivos tributários oferecidos naquele mercado. A GM não deixa claro se o Bolt será oferecido no mercado brasileiro. “O papel do Bolt no Salão de São Paulo é o de mostrar ao brasileiro a liderança tecnológica da marca Chevrolet na eletrificação de veículos”, diz Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

De acordo com a fabricante, o motor do Bolt supera os 200 cavalos. A marca informa também que o compacto é capaz de percorrer com uma única carga das baterias (de íons de lítio) mais de 380 quilômetros já que o carro aproveita inclusive a própria energia dissipada em frenagens e também em desacelerações para recarregar de forma otimizada suas baterias.

Para carregar as baterias do carro, basta plugar o cabo de energia na tomada. O sistema doméstico expresso de 240V permite que as baterias sejam recarregadas rapidamente – uma hora de energia elétrica corresponde a cerda de 40 quilômetros de autonomia — em estações públicas de alta voltagem, 30 minutos geram 150 quilômetros de autonomia.

Feito para levar até cinco ocupantes, o Bolt tem um entre-eixos de aproximadamente 2,6 metros. Por dento, destacam-se a posição elevada de guiar, como em SUVs, e há uma grande quantidade de itens de conveniência e segurança, como por exemplo o sistema de navegação capaz de apontar estações de recarga próximas e de traçar rotas que maximizem a autonomia – o cálculo pode ser feito com base na topografia do trajeto, na condição climática e até nos hábitos do motorista.

Como em outros veículos da marca Chevrolet, o Bolt pode ser equipado com sistemas avançados de conectividade, entre eles OnStar, internet 4G via Wi-Fi e MyLink com telas de 10,2” compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Foto: Divulgação