A Audi anunciou que o novo S8 Plus fará a sua estreia no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro. As vendas da versão esportiva do sedã de luxo começam em dezembro com preço sugerido de R$ 889.990.

O modelo é equipado com um motor 4.0 V8 biturbo que desenvolve 605 cv de potência entre 6.100 e 6.800 rpm e 76,4 kgfm de torque entre 2.500 e 5.500 giros com o overboost. O S8 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O propulsor é conectado à transmissão automática Tiptronic de oito velocidades.

Os números são impressionantes se considerarmos as dimensões do sedã. São 5,14 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,45 m de altura e distância entre-eixos de 2,99 m. O peso total é de massivos 1.990 kg. O porta-malas, que traz abertura e fechamento elétricos, tem capacidade para 520 litros.

O sistema de tração integral quattro com diferencial esportivo está entre os destaques do modelo, assim como a suspensão a ar Sport da linha S e a direção elétrica dinâmica, com ajustes específicos para o S8. Rodas de liga leve de 21 polegadas também são de série.

Externamente, o S8 Plus exibe visual mais esportivo que o do A8, com acabamento das soleiras das portas com o nome do veículo e capas dos retrovisores de alumínio.

A dianteira conta com faróis Matrix, formados por cinco conjuntos individuais de LEDs, com funcionamento independente. Caso algum veículo seja detectado à frente, os fachos individuais podem seletivamente se apagar, para evitar ofuscamento – como acontece com o novo Mercedes-Benz Classe E.

No interior, o acabamento é de alumínio escovado e carbono atlas, além de revestimento de couro nos bancos, volante e alavanca de câmbio.

A lista de equipamentos de conforto inclui ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros (esportivos) e traseiros de couro Valcona com aquecimento, função massagem, ajuste lombar e regulagens elétricas com memória na frente, teto solar, cortinas elétricas para as janelas laterais e o vidro traseiros, volante multifuncional com ajuste elétrico e shift paddles, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e com função memória.

Entre os itens de segurança estão alarme antifurto, função Auto hold, Audi pre sense plus, sistema de visão noturna Night Vision, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), head-up display, indicador de pressão dos pneus, chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Audi side assist, câmeras ambiente (360 graus), direção dinâmica e sistema start-stop.

Já na parte de entretenimento, o sedã traz sistema de som da Bose, rádio MMI com navegação, Bluetooth, Audi music interface, recepção de TV, DVD player, Audi connect e sistema de entretenimento traseiro. A lista de opcionais complementa o modelo com sistema de som Bang & Olusen e o Pacote Dinâmico, composto por escapamento esportivo, freios de cerâmica e aumento da velocidade máxima de 250 km/h para 305 km/h.

A Audi oferece 11 cores externas para o modelo: Preto Brilhante, Preto Mito, Preto Havana, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Monsão, Cinza Oolong, Prata Cuvee, Prata Florete, Marrom Argus e Azul Luar. O acabamento interno pode ser preto, bege, cinza, marrom ou preto com costuras vermelhas.

A8 L W12 exclusive

Outro modelo da linha mais luxuosa da marca que estará presente no evento é o A8 L W12 com acabamento da linha Audi exclusive, divisão de personalização da marca alemã. O sedã com entre-eixos alongado, equipado com motor 6.3 W12 de 500 cv de potência , traz detalhes únicos como pintura na cor Cinza Indium, acabamento interno preto e bege, geladeira e bancos traseiros individuais ajustáveis eletricamente. O A8 L estará exposto na área interna do estande, reservada a convidados da Audi.