Entre o final de 2015 e fevereiro deste ano, a Fiat apresentou a família Tipo, composta por sedã, hatch e perua. Agora, o instituto Euro NCap decidiu testar a segurança do hatch, um com os itens de série e outro com o pacote de segurança, que é opcional.

O Tipo Hatch foi classificado com três estrelas em sua configuração original. O modelo contava com seis airbags, freios abs, controles de estabilidade e tração. Por outro lado, com o pacote de segurança, que adiciona airbags laterais para o banco traseiro e alerta de colisão dianteira com frenagem automática, a nota subiu para quatro estrelas.

Para Michiel van Ratingen, Secretário-Geral do Euro NCap, o Tipo é um carro de entrada, que valoriza o dinheiro da família, mas, que sempre que possível, o futuro comprador deve equipar o modelo com o pacote de segurança.

Confira o crash test:

O modelo conta com os motores a diesel 1.4 Multijet de 95 cv e 1.6 com 120 cv, além do propulsor 1.4 turbo a gasolina de 120 cv. Os itens de série incluem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade com assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático, sensores de estacionamento traseiro, rádio com Bluetooth e comandos no volante, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, maçanetas e detalhes cromados, vidros traseiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, banco do motorista com regulagem de altura e abertura interna do porta-malas. Como opcional, o consumidor pode encomendar ajuste lombar do banco do condutor, apoio de braço traseiro, sensor de chuva, sensor de crepuscular, retrovisor fotocromático e estepe completo (normalmente o aro é menor e o uso limitado)