A Volvo anuncia a chegada da linha 2017 do novo XC90, que traz uma importante evolução: a segunda geração do Pilot Assist, o sistema de auxílio à condução que monitora as faixas das vias e comanda automaticamente a aceleração e a frenagem do veículo em velocidades de até 130 km/h. Antes, a operação do recurso era limitada a 50 km/h.

O Pilot Assist atualizado passa a atuar não somente em situações de tráfego intenso nas cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias. O sistema mantém a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e os freios para centralizar o veículo na faixa de rodagem.

O recurso pode ser ativado pelo motorista a qualquer momento e o seu funcionamento pleno depende das faixas bem demarcadas na pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do SUV, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias.

Embora não dependa de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade programada.

O motorista, no entanto, deve permanecer sempre no controle do carro, com as mãos no volante, para manter o sistema funcionando. O condutor tem a possibilidade de intervir no Pilot Assist por meio do acelerador, freio e volante. Caso queira mudar de faixa, basta acionar a seta indicadora de direção para que o assistente de direção seja temporariamente desativado. O sistema é acionado em um botão à esquerda no volante.

Além do Pilot Assist, o Volvo XC90 é equipado com o alerta de mudança de faixa, detector de fadiga do motorista e a tecnologia que aciona os freios automaticamente caso o codutor tente virar à frente de outro veículo que venha em sentido oposto. Além disso, o SUV conta com pré-tensionador dos cintos de segurança, controle eletrônico anti-capotamento e bancos com Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.

O XC90 ainda dispõe da última geração do City Safety, que agrupa todos os sistema de frenagem automática. O recurso conta com visão noturna e auxilia o motorista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre ou ciclista, acionando alertas e os freios do carro. O SUV é equipado com o Volvo On Call, serviço de segurança contra proteção e conveniência que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização em caso de furto ou roubo.

O Volvo XC90 2017 está disponível nas versões Momentum (R$ 346.900) e Inscription (R$ 403.900), ambas equipadas com o motor de quatro cilindros de 2.0 litros a gasolina, sobrealimentado com turbo e compressor mecânico. O propulsor gera 320 cv de potência e mais de 40 kgfm de torque a 3.700 rpm. O câmbio é automático de oito marchas, associado ao sistema de tração integral.

Segundo a Volvo, o XC90 acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

Fotos: Divulgação