Apresentado na Europa no começo do ano, o Mercedes-Benz C43 S AMG 4MATIC Coupé acaba de desembarcar no Brasil a partir de R$ 397.900 (a variante sedã custa R$ 350.900) para ser a porta de entrada da divisão de alto desempenho na gama Classe C. A versão fica posicionada como um meio-termo entre o esportivado C250 Sport (R$ 217.100) e o nervoso C63 AMG (R$ 477.900).

– Novos C63 S e AMG GT revelam o lado insano da AMG

O C43 S AMG 4MATIC Coupé faz parte da família AMG Performance, formada por carros preparados pela divisão esportiva, porém, montados em uma linha compartilhada com os modelos mais pacatos da marca. Já a AMG Line contempla carros que trazem basicamente elementos estéticos da AMG (caso do C250 Sport), enquanto a AMG Sports é responsável por todo o processo de desenvolvimento e produção do superesportivo AMG GT.

“Com o C43 AMG, pretendemos conquistar clientes de esportivos menores, que gostam de carros de luxo e visual agressivo, e conhecem o histórico da marca e do C63 AMG”, explicou Evandro Bastos, gerente de Marketing e Produto da Mercedes-Benz.

Para atrair os novos clientes da AMG, o C43 se apresenta com o motor V6 de 3.0 litros sobrealimentado com dois turbos, que gera 367 cv de potência e 53 kgfm de torque. O câmbio automático de nove marchas envia essa força às quatro rodas (31% na dianteiras e 69% nas traseiras) por meio do sistema de tração integral 4MATIC. Segundo os dados de fábrica, os 100 km/h são atingidos em 4,7 segundos (o sedã leva 4,9 segundos) e a velocidade final é limitada eletronicamente em 250 km/h.

Junto com o C43 S AMG, também chega ao mercado brasileiro a variante cupê do C63 S AMG. A Mercedes-Benz pede salgados R$ 615.900 pelo esportivo equipado com o motor 4.0 V8 biturbo de 510 cv e 71,4 kgfm, câmbio de dupla embreagem de sete marchas e tração traseira. O cupê leva 3,9 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os 300 km/h de velocidade máxima também controlada pela eletrônica.

O nervoso C63 S AMG Coupé V8 biturbo de 510 cv chega por R$ 615.900

Além do conjunto mecânico, o C43 S AMG se diferencia do C63 S AMG no conteúdo e no visual. O modelo menos potente tem o capô com vincos mais sutis, para-choque dianteiro com desenho mais discreto, além de acabamento externo em alumínio e interior ornamentado com fibra de vidro (no C63 esses detalhes são em fibra de carbono).

Para justificar os seus preços, ambos são bem equipados de série (bancos revestidos de couro com aquecimento, teto solar panorâmico, faróis full LED com facho alto automático, bloqueio eletrônico do diferencial, até cinco modos de condução, central multimídia com câmera, sistema de áudio premium, entre outros itens). Mas a Mercedes-Benz frisa que a conta pode aumentar com a possibilidade de personalização com os pacotes que acrescentam desde itens estéticos exclusivos até head up display, que projeta as principais informações do painel no para-brisas, e freios de cerâmica capazes de suportar temperaturas próximas dos 1.500 graus Celsius.

A Mercedes-Benz promoveu o teste-drive do seu lançamento, entre outros produtos da linha AMG, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). O local não poderia ser mais apropriado para colocar a cavalaria dos esportivos alemães à prova. Durante a avaliação foi possível perceber que se trata de um legítimo carro preparado pela AMG: comportamento dinâmico elogiável favorecido pelas suspensões e direção com acertos típicos de um esportivo.

Os 367 cv do V6 biturbo empurram o C43 S AMG com muita disposição e ainda emitem uma sinfonia metálica, um pouco abafada pelo sistema de escape, que instiga a pisar fundo no acelerador. Comparada com o brutal C63 S AMG, a nova versão esportiva do Classe C tem uma dirigibilidade bem mais dócil, que tolera pequenos abusos na pista, e as acelerações são mais progressivas devido ao sistema de tração integral e à suavidade do câmbio automático de nove marchas. A transmissão é ágil e aceita trocas ascendentes e reduções mesmo perto do limite de rotações do motor.

Já o C63 S AMG exige mais experiência e técnica do condutor, uma vez que as suas respostas são ríspidas por conta dos mais de 70 kgfm de torque enviados de uma só vez às rodas traseiras e pela velocidade do câmbio de dupla embreagem. Enquanto o C43 permite o uso moderado do acelerador dentro das curvas, o C63 desafia o motorista a controlar as escorregadas da traseira mesmo com os controles eletrônicos de estabilidade e tração ativados.

Aos fãs endinheirados de esportivos de luxo, o C43 S AMG pode ser considerado um acesso ao mundo da AMG tanto pela diferença de preço como pelo desempenho inferior. Pode-se dizer que a nova versão é o primeiro nível que o novo cliente da marca tem de atingir antes de se aventurar com os esportivos mais caros, potentes e ariscos da Mercedes-Benz.

Teste-drive a convite da Mercedes-Benz
Fotos: Estúdio Malagrine (Divulgação)

Ficha técnica

 
C43 S AMG 4MATIC Coupé
C43 S AMG 4MATIC Sedan
C63 S AMG Coupé
CarroceriaMonobloco em aço, duas portas, quatro lugaresMonobloco em aço, quatro portas, cinco lugaresMonobloco em aço, duas portas, quatro lugares
MotorDianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, injeção direta de combustível, biturbo, intercooler, a gasolinaDianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, injeção direta de combustível, biturbo, intercooler, a gasolinaDianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 32 válvulas, injeção direta de combustível, biturbo, intercooler, a gasolina
Cilindrada (cm³)2.9962.9963.982
Potência367 cv entre 5.500 e 6.000 rpm367 cv entre 5.500 e 6.000 rpm510 cv entre 5.500 e 6.250 rpm
Torque53 kgfm entre 2.000 e 4.200 rpm53 kgfm entre 2.000 e 4.200 rpm71,4 kgfm entre 1.750 e 4.500 rpm
Freios dianteirosDiscos ventilados de 360 mm com ABS e EBDDiscos ventilados de 360 mm com ABS e EBDDiscos ventilados de 390 mm com ABS e EBD
Freios traseirosDiscos ventilados de 320 mm com ABS e EBDDiscos ventilados de 320 mm com ABS e EBDDiscos ventilados de 360 mm com ABS e EBD
Suspensão dianteiraIndependente McPhersonIndependente McPhersonIndependente McPherson
Suspensão traseiraIndependente multilinkIndependente multilinkIndependente multilink
RodasLiga leve de 19 polegadasLiga leve de 19 polegadasLiga leve de 19 polegadas
Pneus225/45 R19 (dianteira) e 255/40 R19 (traseira)225/45 R19 (dianteira) e 255/40 R19 (traseira)255/35 R19 (dianteira) e 285/30 R19 (traseira)
DireçãoElétricaElétricaElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.7351.6901.800
Comprimento (metros)4,694,704,75
Largura (m)2,012,022,02
Altura (m)1,401,421,40
Distância entre-eixos (m)2,842,842,84
Tanque (litros)66 (reserva 7 litros)66 (reserva 7 litros)66 (reserva 10 litros)
Volume do porta-malas (litros)400480355
TransmissãoAutomática de nove marchasAutomática de nove marchasAutomatizada de dupla embreagem, sete marchas
TraçãoIntegralIntegralTraseira
0 a 100 km/h4,7 segundos4,9 segundos3,9 segundos
Velocidade máxima250 km/h (limitada eletronicamente)250 km/h (limitada eletronicamente)300 km/h (limitada eletronicamente)