A Toyota venderá no Japão um pequeno robô para fazer companhia a motoristas solitários. O Kirobo Mini poderá ser encomendado nos próximos meses por 39.800 ienes (cerca de R$ 1.260 em conversão direta) e, por enquanto, é configurado para falar apenas japonês.

A ideia da Toyota é que o Kirobo seja capaz de realizar “conversas casuais” a respeito do carro e da casa, por exemplo. Com cerca de 10 centímetros de altura sentado, o robozinho pode ser transportado no porta-copos ou nos porta-objetos dos carros e acomodado em bolsas sem ocupar muito espaço.

Para utilizar o gadget, é preciso conectá-lo a um smartphone por meio do Bluetooth. O Kirobo é dotado de uma câmera interna que reconhece expressões faciais, permitindo-o mudar o tom da conversa de acordo com as emoções do usuário.

O Kirobo Mini é uma variante menor do robô enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) para conversar com o astronauta japonês Koichi Wakata, em 2013. As duas versões do Kirobo fazem parte de um projeto de longo prazo da Toyota para desenvolver tecnologias de conversação a robôs destinados a fazer companhia a pessoas solitárias.

Esse projeto é baseado nas estatísticas que preveem o envelhecimento demográfico – estatísticas apontam que em 2060 mais de 40% da população japonesa terá mais de 65 anos de idade – e a baixa natalidade no Japão, segundo a agência de notícias France Press. O país também enfrenta o “hikikomori”, um fenômeno de isolamento social no qual adolescentes e adultos jovens preferem ficar em casa jogando videogames a sair de casa e se relacionar com outras pessoas.

Fotos: Divulgação