50 anos de uma lenda: Chevrolet Camaro e sua versão miniatura

Os anos 1960 foram marcados nos Estados Unidos pela pura expressão da potencia em carros de porte médio para uso diário nas ruas. Chamados de muscle car e de pony car,em suas versões menores, esses modelos tinham como o Ford Mustang como principal representante. O Ford reinou praticamente sozinho de 1964 a 1966 até o lançamento do seu maior rival, o Chevrolet Camaro.

A concepção do Camaro foi baseada no projeto XP 836 de 1958, ou seja, um esportivo de quatro lugares que fosse capaz de fazer quase tudo o que um Corvette fazia, só que custando muito menos. O desenho final foi pensado seguindo as tendências dos anos 1960: frente comprida e traseira curta complementada pela linha lateral acentuada que lembrava uma garrafa de Coca-Cola.

O ponto alto do Camaro eram os motores V8 de 327 e 350 polegadas cúbicas, que geravam 275 cv 295 cv de potência, respectivamente. E isso foi apenas o inicio da caminhada, pois as opções que estavam por vir o deixariam ainda mais poderoso até 1973, quando aconteceu a primeira crise do petróleo.

O visual da segunda geração do Camaro foi o responsável pelas boas vendas. Na sequência, surgiu nos anos 1980 a terceira geração com visual mais moderno nos anos 1980 e, na década de 1990, a quarta geração com estilo inspirado em carros japoneses – que destoou do desenho tradicional e não empolgou o público.


Felizmente a onda retro que tomou conta do mundo automobilístico mostrou que havia espaço para o retorno de lendas do passado com uma releitura mais fiel aos clássicos do passado. Foi assim que o Camaro “renasceu” em 2009 para a alegria de seus fãs.

Agora, sete anos depois, a sexta geração – que será apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro – chega para celebrar os cinquenta anos do Camaro e mostrar que o antigo pony carestá firme e forte para desbravar os próximos anos, com direito a um motor de quatro cilindros turbo de 2.0 litros de 275 cv, que complementa a gama com o V8 de 6.2 litros de 455 cv de potência – isso sem contar as versões especiais que ainda virão por aí.

A miniatura
Novamente a Hot Wheels é uma das primeiras marcas a apresentar a nova geração do Camaro. O desenho é básico, mas mostra bem a nova dianteira, a silhueta musculosa das laterais e de forma simples as lanternas traseiras, além de outros detalhes como o pequeno aerofólio, o brake light e o espaço para a placa, é claro que faltou uma pintura para destacar melhor estas características, mas outras variações em series especiais aparecerão futuramente.

Fotos: Doalcey Rocha

Doalcey Rocha: