A Aliança Renault-Nissan anunciou nesta segunda-feira (26) uma parceria com a Microsoft para desenvolver soluções de computação em nuvem voltadas aos veículos. Essa iniciativa é mais um avanço nos planos da Renault e Nissan para a criação de automóveis autônomos, o que deverá acontecer até 2020.

As companhias trabalharão juntas para desenvolver a futura geração de serviços conectados para carros equipados com o Microsoft Azure, o serviço de computação em nuvem da marca. Estes novos serviços prometem navegação avançada, manutenção preventiva e serviços centrais dos veículos, monitoramento remoto dos equipamentos do carro, experiências móveis externas e atualizações via OTA (over-the-air).

Até 2020, Renault e Nissan planejam o lançamento de 10 veículos com tecnologia autônoma de condução. “Sermos parceiros da Microsoft nos permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias-chave associadas fundamentais para permitir criar os cenários que nossos consumidores querem e construir modelos 100% novos que eles ainda nem imaginaram. Temos como foco nos tornar fornecedor de mobilidade conectada para todos com uma única plataforma global”, destacou Ogi Redzic, Vice-Presidente Sênior da Aliança Renault-Nissan para Veículos Conectados e Serviços de Mobilidade.

Foto: Divulgação