Descontinuado pela Mitsubishi no ano passado após 23 anos de história, o Lancer Evo se tornou uma lenda por ser considerado um dos melhores sedãs esportivos de todos os tempos. A marca preferiu encerrar a trajetória do “LanEvo” para apostar em modelos de maior volume de vendas, como compactos, picapes e SUVs.

Por se tratar de um modelo especial, equipado com motor 2.0 turbo, tração integral e soluções mecânicas aprimoradas em provas de rali, o Lancer Evo é considerado um ícone da história automobilística e conta com uma legião de fãs em todo o mundo. Tanto que a Mitsubishi criou diversas variantes de despedida “Final Edition”.

No Brasil, a série John Easton (homenagem ao engenheiro inglês responsável pelos carros de alto desempenho e de competições da marca) chegou a ser oferecida com a potência elevada para 340 cv. No Japão, a variante final teve mil unidades produzidas apenas câmbio manual de cinco marchas e o tradicional 2.0 turbo de 290 cv. Já nos Estados Unidos, último país a se despedir do Lancer Evolution, a variante Final Edition conta com 307 cv e terá um destino mais nobre que os demais.

A divisão norte-americana resolveu leiloar o último dos 1.600 Lancer Evolution Final Edition fabricados. A unidade poderá ser adquirida no eBay, onde estará disponível entre os dias 8 e 15 de setembro. Todo o dinheiro arrecado será doado para duas instituições de caridades dos Estados Unidos.

Relembre os 24 anos do mito em 50 fotos: