O segmento de sedãs médios, junto com o de SUVs, são os que mais chamam atenção em 2016. No últimos meses, o mercado brasileiro recebeu o novo Nissan Sentra e as novas gerações dos Chevrolet Cruze e Honda Civic. Agora é a hora de um pioneiro na era dowsizing receber novidades. Trata-se do Citroën C4 Lounge.

Para encarar as novidades e se fortalecer no mercado, a marca francesa decidiu equipar todas as versões com o motor 1.6 THP flex de até 173 cv. Assim, o C4 Lounge 2017 parte de R$ 69.990 na variante Origine manual, que é equipada com nova transmissão de seis velocidades. A mesma do DS3, mas reajustada para ser mais ágil e econômica. A mesma versão equipada com câmbio automático de seis marchas custa R$ 77.590.

Este motor oferece potência máxima de 173 cv (com álcool) ou 166 cv (com gasolina) a 6.000 rpm e um torque máximo de 24,5 kgfm. O conjunto permite ao modelo acelerar de 0 a 100 Km/h em 9,1 s, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 215 km/h.

Nas versões automáticas há nova calibragem para a troca de marchas e uma nova função Eco Drive, que faz asmudanças em rotações mais baixas, melhorando em até 5% o consumo em ciclo urbano, segundo a Citroën. Completando as mudanças mecânicas, a marca adotou novos amortecodes, suspensões dianteiras e alternador. Dessa maneira, o C4 alcançou nota A no Inmetro, com consumo 17% menor nas versões manual e 11% nas automáticas

De série, todas as versões contam com Hill Assist e controle de estabilidade (ESP). Além disso, o sedã ganhou uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas com sistema mirror screen para espelhamento de celulares e integração com o Apple CarPlay. O ar-condicionado é digital de duas zonas.