A terceira geração do Nissan Sentra deixará de ser produzida no México após 25 anos. O modelo veterano, rebatizado de Tsuru, é uma espécie de Chevrolet Classic dos mexicanos, uma vez que convive com as gerações mais recentes do Sentra e é o queridinho dos taxistas devido a sua mecânica confiável e de manutenção barata.

Desenvolvido no Japão na década de 1980 e fabricado no México desde 1991, o Tsuru será descontinuado por não conseguir atender às novas leis de segurança viária, que obriga a inclusão de airbags frontais, freios com ABS (antitravamento), entre outros itens, em todos os veículos novos produzidos naquele país. Com isso, o governo mexicano pretende implementar, aos poucos, as normas básicas de segurança veicular exigidas pela União Europeia e Estados Unidos.

Apesar do projeto obsoleto, o Tsuru ainda é um dos modelos mais vendidos no México (já foi o líder do mercado entre 1997 e 2011). Com preço inicial de 141.200 pesos mexicanos (cerca de R$ 25.300 em conversão direta), é o carro preferido dos frotistas locais.

Fotos: Divulgação