A Volvo Trucks divulgou em seu canal no YouTube um vídeo que mostra os preparativos para a quebra de dois recordes mundiais de velocidade com um caminhão nas provas de aceleração de 500 e 1.000 metros. Para isso, a marca desenvolveu um modelo batizado de Iron Knight (cavaleiro de ferro, em inglês), dotado do que a empresa sueca tem de melhor em termos de tecnologia. As tentativas para estabelecer os novos recordes serão no próximo dia 24 de agosto.

Pesando cerca de 4,5 toneladas, o Iron Knight é equipado com versões aprimoradas do motor D13 e da transmissão de dupla embreagem I-Shift. O propulsor de 13.0 litros turbodiesel de seis cilindros em linha é capaz de gerar mais de 2.400 cv de potência e 600 kgfm de torque.

“Para bater um recorde mundial, é necessário ter um desempenho excepcional. O câmbio I-Shift é o melhor para isso, pois mantém o torque do motor nas trocas de marchas exatamente igual a um carro de corrida. Graças a isso, o Iron Knight consegue acelerar sem uma perda considerável de tempo durante as trocas de marchas”, explicou Niklas Oberg, engenheiro de testes da Volvo Trucks.

A Volvo já detém o recorde de velocidade com caminhão em mil metros, conquistado em 2009 com o modelo Wild Viking de 1600 cv, ao atingir 158,8 km/h.

Fotos: Divulgação