Há quem diga que não faz muito sentido comprar uma picape média equipada com motor a gasolina ou flex por conta do consumo (bem) mais elevado que o de uma similar movida por um propulsor a diesel. As fabricantes oferecem esse tipo de motorização como uma “porta de entrada” do segmento, pois muitos clientes adquirem a primeira picape a partir das versões flex, consideravelmente mais baratas que as turbodiesel.

Confira na lista abaixo como as picapes médias bicombustíveis (incluindo as de porte intermediário Fiat Toro e Renault Duster Oroch) avaliadas pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro se saíram nos testes da entidade, com seus respectivos números de consumo e notas:

Toyota Hilux SR/SRV 2.7 flex cabine dupla

Motor: 2.7 16V flex
Potência: 163 cv (etanol)/159 cv (gasolina) a 5.000 rpm
Torque: 25 kgfm a 4.000 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: automática de seis marchas
Tração: 4×2 (traseira) e 4×4
Capacidade do tanque: 80 litros
Consumo urbano: 4,8 km/l (etanol) e 6,9 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 5,6 km/l (etanol) e 8,1 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: C
Nota Comparação Absoluta Geral: E
Emissões (CO2): 186 g/km (gasolina)

Fiat Toro Freedom 1.8 flex cabine dupla

Motor: 1.8 16V flex
Potência: 139 cv (etanol)/135 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Torque: 19,3 kgfm (etanol)/18,8 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: automática de seis marchas
Tração: 4×2 (dianteira)
Capacidade do tanque: 60 litros
Consumo urbano: 5,8 km/l (etanol) e 7,4 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 8,3 km/l (etanol) e 10,5 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: D
Emissões (CO2): 149 g/km (gasolina)

Renault Duster Oroch Expression/Dynamique 1.6 flex

Motor: 1.6 16V
Potência: 115 cv (etanol)/110 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Torque: 15,9 kgfm (etanol)/15,1 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: manual de cinco marchas
Tração: 4×2 (dianteira)
Capacidade do tanque: 50 litros
Consumo urbano: 6,6 km/l (etanol) e 9,6 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 7,5 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: C
Emissões (CO2): 133 g/km (gasolina)

Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 flex

Motor: 2.0 16V
Potência: 148 cv (etanol)/143 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Torque: 20,9 kgfm (etanol)/20,2 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: manual de seis marchas
Tração: 4×2 (dianteira)
Capacidade do tanque: 50 litros
Consumo urbano: 7,0 km/l (etanol) e 10 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 7,4 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: C
Emissões (CO2): 130g/km (gasolina)

Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 flex automática

Motor: 2.0 16V
Potência: 148 cv (etanol)/143 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Torque: 20,9 kgfm (etanol)/20,2 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: automática de quatro marchas
Tração: 4×2 (dianteira)
Capacidade do tanque:
Consumo urbano: 5,9 km/l (etanol) e 7,6 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 8,6 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: C
Emissões (CO2): 144 g/km (gasolina)

Chevrolet S10 2.5 flex 4×2

S10 LS/LT/LTZ 2.5 flex 4×2 cabine dupla

Motor: 2.5 16V flex
Potência: 206 cv a 6.000 rpm (etanol)/197 cv a 6.300 rpm (gasolina)
Torque: 27,3 kgfm (etanol)/26,3 kgfm (gasolina) a 4.400 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: manual de seis marchas
Tração: 4×2 (traseira)
Capacidade do tanque: 76 litros
Consumo urbano: 5,6km/l (etanol) e 6,4 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 8,4 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: D
Emissões (CO2): 153 g/km (gasolina)

S10 LS 2.5 16V 4×2 cabine simples

Motor: 2.5 16V flex
Potência: 206 cv a 6.000 rpm (etanol)/197 cv a 6.300 rpm (gasolina)
Torque: 27,3 kgfm (etanol)/26,3 kgfm (gasolina) a 4.400 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: manual de seis marchas
Tração: 4×2 (traseira)
Capacidade do tanque: 76 litros
Consumo urbano: 5,6 km/l (etanol) e 8,2 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 6,0 km/l (etanol) e 8,8 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: D
Emissões (CO2): 161 g/km (gasolina)

Chevrolet S10 2.5 flex 4×4

S10 LT/LTZ 2.5 flex 4×4 cabine dupla

Motor: 2.5 16V flex
Potência: 206 cv a 6.000 rpm (etanol)/197 cv a 6.300 rpm (gasolina)
Torque: 27,3 kgfm (etanol)/26,3 kgfm (gasolina) a 4.400 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: manual de seis marchas
Tração: 4×2 (traseira) e 4×4
Capacidade do tanque: 76 litros
Consumo urbano: 5,3 km/l (etanol) e 6,1 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 8,1 km/l (etanol) e 9,1 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: D
Emissões (CO2): 160 g/km (gasolina)

Chevrolet S10 High Country 2.5 16V flex cabine dupla

S10 High Country 2.5 flex 4×2

Motor: 2.5 16V flex
Potência: 206 cv a 6.000 rpm (etanol)/197 cv a 6.300 rpm (gasolina)
Torque: 27,3 kgfm (etanol)/26,3 kgfm (gasolina) a 4.400 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: manual de seis marchas
Tração: 4×2 (traseira)
Capacidade do tanque: 76 litros
Consumo urbano: 5,5 km/l (etanol) e 6,4 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 8,3 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: D
Emissões (CO2): 154 g/km (gasolina)

S10 High Country 2.5 flex 4×4 cabine dupla

Motor: 2.5 16V flex
Potência: 206 cv a 6.000 rpm (etanol)/197 cv a 6.300 rpm (gasolina)
Torque: 27,3 kgfm (etanol)/26,3 kgfm (gasolina) a 4.400 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: manual de seis marchas
Tração: 4×2 (traseira) e 4×4
Capacidade do tanque: 76 litros
Consumo urbano: 5,3 km/l (etanol) e 6,1 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 8,0 km/l (etanol) e 9,0 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: A
Nota Comparação Absoluta Geral: D
Emissões (CO2): 162 g/km (gasolina)

Mitsubishi L200 Triton 2.4 16V 4×2 cabine dupla

Motor: 2.4 16V flex
Potência: 142 cv (etanol)/138 cv (gasolina) a 5.000 rpm
Torque: 22 kgfm (etanol)/21 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: manual de cinco marchas
Tração: 4×2 (traseira)
Capacidade do tanque: litros
Consumo urbano: 4,3 km/l (etanol) e 4,8 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 6,1 km/l (etanol) e 7,2 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: E
Nota Comparação Absoluta Geral: E
Emissões (CO2): 211 g/km (gasolina)

Mitsubishi L200 Triton HPE 3.5 V6 4×4 cabine dupla

Motor: 3.5 V6 24V flex
Potência: 205 cv (etanol)/200 cv (gasolina) a 5.000 rpm
Torque: 33,5 kgfm (etanol)/31,5 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm
Combustível: etanol e/ou gasolina
Transmissão: automática de quatro marchas
Tração: 4×2 (traseira) e 4×4
Capacidade do tanque: 90 litros
Consumo urbano: 3,2 km/l (etanol) e 4,8 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 4,8 km/l (etanol) e 5,6 km/l (gasolina)
Nota Comparação Relativa na Categoria: E
Nota Comparação Absoluta Geral: E
Emissões (CO2): 273 g/km (gasolina)

A Ford Ranger possui versões equipadas com um motor de quatro cilindros de 2.5 litros flex de 173/168 cv (etanol/gasolina) e câmbio manual de cinco marchas, mas não participa do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Fotos: Divulgação