O Latin NCAP, programa para segurança veicular na América Latina e Caribe, divulgou nesta quarta-feira (3) os novos resultados de testes de colisão envolvendo o Fiat Palio e o BYD F0 — este último não comercializado no mercado brasileiro.

De acordo com a entidade, o Fiat Palio equipado com dois airbags recebeu apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil. A nota máxima é de cinco estrelas.

O hatch da Fiat foi considerado estável no impacto frontal. Já no o impacto lateral, a cabeça e a pelve tiveram proteção adequada, enquanto o abdome mostra proteção fraca e o peito proteção pobre, explicando o resultado limitado de uma estrela. Assista ao vídeo com o teste de colisão:

Antes de o Palio ser testado no impacto lateral, os resultados haviam sido melhores para o hatch. Em 2014 e 2015, quando as avaliações contavam apenas com o teste de impacto frontal, o modelo obteve quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.

No caso do chinês F0 (foto abaixo), o resultado foi ainda pior. O modelo não conseguiu nenhuma estrela para proteção de adultos e apenas uma estrala referente à proteção de crianças. De acordo com a entidade, não foi realizado o teste de impacto lateral, devido à limitação de estrelas. Além disso, o modelo não conta com airbags laterais, mas sim com reforços nas portas e nos painéis internos. Também não há freios ABS e ESC como equipamento padrão.

Fotos: Divulgação