A Honda está apresentando à imprensa, nesta quarta-feira (20), a décima geração do Civic, que chega às concessionárias em 25 de agosto para tentar voltar à liderança do segmento de sedãs médios, atualmente dominado pelo arquirrival Toyota Corolla. Fabricado em Sumaré (SP), o novo Civic custará entre R$ 87.900 a R$ 124.900.

Confira abaixo todas as versões, preços e principais equipamentos do novo Honda Civic 2017:

Civic Sport 2.0 MT6 (R$ 87.900):motor 2.0 flex de 155 cv (etanol), câmbio manual de seis marchas, direção elétrica, ar-condicionado digital, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controlador de velocidade, luzes de condução diurna (DRL) em LED, controle eletrônico de estabilidade com vetorização de torque, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, sistema de som com MP3, Bluetooth e quatro alto-falantes, grade frontal e rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento escurecido.

Civic Sport 2.0 CVT (R$ 94.900):acréscimo da transmissão CVT com borboletas para trocas de marchas atrás do volante.

Civic EX 2.0 CVT (R$ 98.400):mesmos itens da versão Sport CVT mais retrovisores com rebatimento elétrico, faróis com acendimento automático, bancos revestidos de couro e rodas de 17 polegadas com acabamento cromado.

Civic EXL 2.0 CVT (R$ 105.900):acrescenta aos itens da EX os seguintes equipamentos: ar-condicionado digital de duas zonas, painel totalmente digital com tela de TFT, sistema multimídia com espelhamento para celulares, entrada HDMI e oito alto-falantes.

Civic Touring 1.5 Turbo CVT (R$ 124.900):adiciona ao pacote da EXL o motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv, faróis e faróis de neblina em LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica, teto solar, chave presencial com acionamento remoto do motor e botão no painel, sensor de chuva, câmera de monitoramento de ponto cego do lado direito, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de aro 17 e detalhes externos com acabamento cromado.

Motorizações

As versões de entrada e intermediárias do Civic mantêm o motor 2.0 flex aspirado, que gera 150/155 cv de potência a 6.300 rpm e 19,3/19,5 kgfm de torque a 4.800 rpm. O propulsor estará disponível com uma caixa manual de seis marchas e um câmbio CVT, que substitui o antigo automático de cinco velocidades.

Já a versão topo de linha, Touring, tem como principal novidade um propulsor de 1.5 litro turbo a gasolina de 173 cv a 5.500 rpm e 22,4 kgfm entre 1.700 e 5.500 rpm, que coloca o Civic na era do downsizing. Associado à transmissão CVT, o novo motor atingiu nota AA nos testes de consumo do Inmetro. Nos testes feitos por revistas especializadas nos Estados Unidos, o Civic Touring acelerou de 0 a 100 km/h em aproximadamente 7 segundos.

Para brigar com o Corolla e sedãs premium

Com o posicionamento de preços das versões mais completas do Civic, a Honda assume que quer brigar com modelos de marcas premium, como o Audi A3 Sedan, por exemplo. Para justificar essa estratégia, a marca oferece o Civic Touring com uma lista de equipamentos de série robusta (veja acima), dotada de tecnologias ausentes na concorrência, como o Lane Watch (câmera sob o retrovisor direito para mostrar o ponto cego), porém, sem contar com o controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma e o alerta de permanência em faixa, itens presentes no modelo vendido nos Estados Unidos.

A Honda destaca que a cabine do Civic está mais espaçosa graças ao uso de uma plataforma totalmente nova (distância entre-eixos de 2,70 metros), feita com aços de alta resistência,que garantiu uma estrutura mais rígida e um ganho nas dimensões. O sedã está 4,5 centímetros mais largo e ganhou 3,3 cm na distância entre-eixos (2,70 m). O porta-malas agora acomoda 523 litros de capacidade, segundo os dados de fábrica, e passa a ser o maior do segmento. As suspensões continuam sendo independentes nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multilink na traseira).

Fotos: Divulgação