A Volvo confirmou que o sedã de luxo S90 desembarcará no Brasil no primeiro trimestre de 2017. A expectativa é de que o modelo chegue com preço entre R$ 350.000 e R$ 400.000.

Construído sobre a mesma plataforma modular do SUV XC90, o sedã fará a sua estreia no País na versão topo de linha, equipada com a tecnologia plug-in híbrida T8 Twin Engine. Essa configuração é composta por um bloco 2.0 litros a gasolina dotado de turbo e compressor volumétrico aliado a um propulsor elétrico — juntos somam 407 cv de potência. A transmissão automática é de oito marchas e a tração é integral. Com esse conjunto, o sedã é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

Em termos de tecnologias, o destaque vai para o recurso de assistente de direção Pilot Assist, que mantém o carro alinhado nas faixas da pista na estrada a velocidades de até 130 km/h, sem a necessidade de seguir outro veículo, transformando-o em um carro semiautônomo. Outra novidade é o City Safety, sistema capaz de detectar animais de grande porte, de noite ou de dia. A tecnologia oferece um aviso intuitivo e suporte à frenagem para ajudar a evitar uma colisão. A marca sueca também faz questão de ressaltar que o S90 terá como destaque novas tecnologias para aplicativos e serviços baseados em nuvem.

“O S90 é um grande passo em termos de dinâmica de condução e desempenho. Repensamos completamente a dirigibilidade do modelo a partir do zero para proporcionar uma sensação de precisão, envolvendo controle e conforto”, ressalta o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Car Groupe, Peter Mertens.

Substituto do S80, o S90 é o topo de linha da marca sueca deverá disputar espaço com os modelos das tradicionais marcas alemãs: BMW, Audi e Mercedes-Benz.

Fotos: Divulgação