Mustang e Camaro vão compartilhar um novo câmbio de 10 marchas

Redução de custos tem sido uma das premissas do desenvolvimento de automóveis há algum tempo, acarretando, inclusive, em compartilhamento de tecnologias até mesmo entre fabricantes rivais. É o caso da Chevrolet e da Ford que, a partir de 2017, equiparão os esportivos Camaro e Mustang com um inédito câmbio automático de dez marchas.

As informações foram obtidas pela agência Automotive News. Segundo a publicação, o primeiro modelo da Chevrolet a receber a nova caixa automática, batizada de Hydra-Matic, será o Camaro ZL1. Enquanto isso, a Ford já confirmou que a picape F-150 ganhará o novo câmbio ainda no último trimestre deste ano. Depois disso será a vez do Mustang ganhar a transmissão.

Apesar da estranheza do compartilhamento do câmbio entre marcas rivais, o acordo não é novo, uma vez que Ford e GM já desenvolveram em conjunto uma caixa automática de seis velocidades – utilizadas nos modelos Ford Fusion e Escape e nos Chevrolet Malibu e Equinox. No entanto, cada fabricante ajustará o software de programação do câmbio de acordo com as suas diretrizes e a proposta de cada carro.

Durante o lançamento do Camaro ZL1, em março, a GM afirmou que essa transmissão, que utiliza conversor de torque para as primeiras quatro marchas, é até 36% mais rápida que a PDK de dupla embreagem da Porsche. Além disso, as três ultimas marchas contam com a função overdrive (sobremarcha), que colabora para a economia de combustível.

Foto: MotorTrend

Redação: