Redução de custos tem sido uma das premissas do desenvolvimento de automóveis há algum tempo, acarretando, inclusive, em compartilhamento de tecnologias até mesmo entre fabricantes rivais. É o caso da Chevrolet e da Ford que, a partir de 2017, equiparão os esportivos Camaro e Mustang com um inédito câmbio automático de dez marchas.

As informações foram obtidas pela agência Automotive News. Segundo a publicação, o primeiro modelo da Chevrolet a receber a nova caixa automática, batizada de Hydra-Matic, será o Camaro ZL1. Enquanto isso, a Ford já confirmou que a picape F-150 ganhará o novo câmbio ainda no último trimestre deste ano. Depois disso será a vez do Mustang ganhar a transmissão.

Apesar da estranheza do compartilhamento do câmbio entre marcas rivais, o acordo não é novo, uma vez que Ford e GM já desenvolveram em conjunto uma caixa automática de seis velocidades – utilizadas nos modelos Ford Fusion e Escape e nos Chevrolet Malibu e Equinox. No entanto, cada fabricante ajustará o software de programação do câmbio de acordo com as suas diretrizes e a proposta de cada carro.

Durante o lançamento do Camaro ZL1, em março, a GM afirmou que essa transmissão, que utiliza conversor de torque para as primeiras quatro marchas, é até 36% mais rápida que a PDK de dupla embreagem da Porsche. Além disso, as três ultimas marchas contam com a função overdrive (sobremarcha), que colabora para a economia de combustível.

Foto: MotorTrend