A Ford dominou as primeiras posições no grid de largada para as 24 horas de Le Mans. Das cinco primeiras colocações na categoria LM GTE Pro, o superesportivo GT conquistou quatro. Os quatro Ford GTs correm com os números 66, 67, 68 e 69, comemorando as vitórias da Ford em 1966, 1967, 1968 e 1969 na prova. O carro 68 larga na ponta, com o piloto alemão Dirk Müller, que fez o melhor tempo de classificação (3 min 51,185 s). O Ford GT 69 é o segundo, o 67 sai em quarto e o 66 em quinto.

Todos os GT são equipados com uma adaptação do motor 3.5 litros V6 biturbo EcoBoost do GT 2017. Obviamente nesta versão a carroceria é mais aerodinâmica que o modelo convencional, ostentando uma enorme asa traseira, grande difusor, escapamentos laterais com quatro saídas e um divisor dianteiro proeminente.

+ Ford GT completa as 24 horas de Daytona, mas é ofuscado pelo Chevrolet Corvette
+ Veja como é o Ford GT feito com 40 mil peças de Lego

O melhor brasileiro no grid é Luca de Grassi, da Audi, que largará em sexto na categoria LMP1. A corrida poderá ser acompanhada pelo YouTube, no canal Fordperformance.tv, incluindo câmeras exclusivas dentro dos carros, e pelo canal Fox Sports 2.

Realizada anualmente desde 1923, Le Mans é a corrida de resistência em atividade mais antiga do mundo. Desde 2012, faz parte do campeonato mundial da FIA. Este ano, será a terceira etapa da temporada. Conheça algumas de suas curiosidades.

1. A primeira corrida, em 26 e 27 de maio de 1923, foi vencida por Andre Lagache e René Leonard, pilotando um carro Chenard e Walcker. O francês Charles Montier terminou em 14º em um Ford Modelo T.

2. A corrida tem este nome porque o circuito de La Sarthe fica na periferia da cidade de Le Mans.

3. A velocidade mais rápida registrada na corrida foi 404 km/h na reta Mulsanne em 1988, antes da introdução de uma chicane no local.

4. A última vez que os pilotos correram a pé até os carros para a largada foi em 1969. Jacky Ickx venceu naquele ano com o Ford GT40.

5. O americano Dan Gurney iniciou uma tradição global ao borrifar champagne para comemorar a vitória com a Ford em 1967.

6. Desde 1962, os carros são alinhados na largada por ordem de cilindrada, os maiores primeiro.

7. O circuito original tinha 17,26 km, hoje uma volta mede 13,62 km.

8. O dinamarquês Tom Kristensen, conhecido como “Mr. Le Mans”, é o maior vencedor das 24 Horas de Le Mans: venceu nove vezes até pendurar as luvas em 2013.

9. A volta 12, “Arnage”, é a parte mais lenta do circuito, com velocidade de 70 km/h.

10. O francês Henri Pescarolo competiu em todas as corridas de Le Mans de 1966 a 1999. Somou 33 largadas, recorde entre os pilotos.