A Jaguar Land Rover inaugura nesta terça-feira (14) a primeira fábrica no Brasil, localizada em Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro. Da linha de produção da nova planta, que recebeu investimentos de R$ 750 milhões, já saíram algumas unidades dos dois primeiros modelos brasileiros da Land Rover: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport — a dupla é a mais vendida pela marca no País. Já se sabe que 30 exemplares nacionais do Evoque foram encaminhados às lojas.

Durante a cerimônia de inauguração da primeira unidade de produção de uma fabricante britânica na América Latina, estiveram presentes autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de executivos da empresa. “A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento. O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente com clientes no Brasil”, ressaltou Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global.


A Jaguar Land Rover faz questão de enfatizar que a planta brasileira é totalmente flexível na sua produção, podendo fabricar outros modelos no futuro, inclusive da Jaguar. A fabricante informa ainda que acredita no potencial do mercado brasileiro, especialmente no segmentopremium, que hoje conta com apenas 2,5% de representatividade do mercado total de automóveis, enquanto em mercados maduros este percentual pode chegar a aproximadamente 10%, mostrando que há espaço para a Jaguar Land Rover continuar crescendo no País.

A nova fábrica também marca a estreia do primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. O novo Centro Educacional é coordenado em conjunto com o SENAI e vai oferecer programas de educação para crianças de 5 e 18 anos. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo.

Para celebrar a inauguração de sua fábrica no Brasil, a Jaguar Land Rover promoverá a ação “MY LAND”, uma expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica nacional. Os dois modelos percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil e a ação será divulgada pelos canais da Land Rover nas redes sociais.

Foto: Divulgação