De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), o Kia Sportage foi o modelo importado mais vendido em maio, com 311 unidades. Entre os dez automóveis mais emplacados no último mês, oito foram SUVs, apontando o bom desempenho desse segmento apesar da queda de 5,6% nas vendas de importados em comparação a abril (foram contabilizados apenas os números das empresas associadas à Abeifa).

Confira o ranking completo na galeria abaixo:

Além do Sportage, a coreana Kia completou o ranking com o sedã médio Cerato (142 unidades) e o compacto Picanto (127 exemplares) – sem contar os 100 emplacamentos do comercial leve Bongo. Já a Land Rover (Discovery Sport e Evoque) e a Suzuki (SX4 e Gran Vitara) colocaram dois de seus modelos na lista.

Entre os carros chineses mais vendidos no país, a liderança ficou com o Lifan X60 (130 emplacamentos), seguido pelo JAC T5 (100 unidades).

Conforme citado anteriormente, maio teve um desempenho nas vendas 5,6% inferior ao de abril. Comparado ao quinto mês de 2015, o resultado foi ainda pior: retração de 44,2% (2.696 emplacamentos contra 4.828 de maio do ano passado). No acumulado do ano (15.412 unidades), a queda foi de 44,5% em relação aos primeiros cinco meses de 2015 (27.772 emplacamentos).

A Abeifa atribui esse resultado ao aumento de 30% no Imposto sobre Produtos Importados (IPI), aliado ao dólar com câmbio na casa dos R$ 3,60. De acordo com José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, “medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar a insustentabilidade dos negócios das importadoras e de suas redes de concessionárias. Volto a insistir que o setor de importados não pode esperar até dezembro de 2017 o fim dos 30% do IPI”.

Fotos: Divulgação