De acordo com o site Autocar, a Volkswagen está preparando um versão esportiva do subcompacto up! batizada com a consagrada sigla GTI. O modelo seria equipado com uma variante aprimorada do motor de três cilindros 1.0 TSI com potência na casa dos 115 cv e cerca de 20,3 kgfm de torque -a mesma configuração utilizada no Golf Bluemotion TSI vendido no mercado europeu.

Ainda segundo a publicação, o up! GTI seria equipado com o câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas. Com esse conjunto mecânico e pesando aproximadamente 950 quilos, o pequenino aceleraria de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atingir os 200 km/h de velocidade máxima. Haveria também a opção de transmissão manual de seis velocidades.

Diferentemente do Speed up! vendido no Brasil, que prioriza a eficiência, o up! GTI receberia ajustes na suspensão e reforços estruturais para favorecer o comportamento dinâmico e o desempenho. O visual seria baseado no conceito GT up!, exibido no Salão de Frankfurt de 2011. O principal rival do compacto seria o Fiat 500 Abarth.

Fotos: Divulgação e Projeção Autocar