A Peugeot revelou oficialmente a nova geração do crossover 3008, que deixou a carroceria de monovolume para adotar uma aparência de utilitário esportivo para disputar espaço em um segmento mais promissor em números de vendas.

Construído sobre a nova plataforma modular da marca, o novo 3008 está 100 kg mais leve, mesmo com 8 cm a mais de distância entre-eixos. O porta-malas ganhou 20 litros, totalizando 520 litros. Por dentro, a maior mudança é o painel de instrumentos i-cockpit com tela configurável de 12.3 polegadas, semelhante à do Audi TT. Já a central multimídia conta com tela sensível ao toque de 8 polegadas.

As opções de motorização na Europa contam com o moderno motor de três cilindros 1.2 turbo PureTech de 130 cv, além do 1.6 THP de 165 cv, ambos movidos a gasolina. Ainda há duas opções que utilizam diesel: um bloco 1.6 turbo de 100 cv ou 120 cv e o 2.0 de 150 ou 180 cv, dependendo da versão. O câmbio pode ser manual ou automático de seis velocidades.

Entre os itens de segurança, o 3008 oferece frenagem automática de emergência, alerta de fadiga do motorista, farol alto automático, controle de cruzeiro adaptativo com função de parada e retomada de movimento, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento. O lançamento oficial será durante o Salão de Paris, em setembro.

Fotos: Divulgação