A Toyota atingiu uma marca histórica ao vender mais de 9 milhões de veículos híbridos em todo o mundo até 30 de abril deste ano. O feito aconteceu apenas nove meses após a companhia ter celebrado o registro de 8 milhões de automóveis movidos por esse tipo de tecnologia. O destaque da marca é o Prius, com mais de 5,7 milhões de unidades vendidas (63% do total).

A Toyota calcula que, até 30 de abril deste, seus híbridos contribuíram para que 67 milhões de toneladas de dióxido de carbono fossem emitidas à atmosfera. A empresa também estima que os seus veículos economizaram aproximadamente 25 bilhões de litros de gasolina em comparação com a quantidade utilizada por veículos convencionais.

A fabricante adotou um posicionamento embasado no Desafio Ambiental 2050, anunciado em outubro do ano passado, que define os desafios a serem tomados para reduzir os impactos causados pelos automóveis na saúde do meio ambiente no mundo. Com isso, a companhia busca contribuir para a criação de uma sociedade sustentável.

O primeiro modelo híbrido da marca foi o Coaster Hybrid EV, apresentado em agosto de 1997. Em dezembro do mesmo ano foi a vez de lançar o Prius. No Brasil, a empresa passou a vender o modelo em janeiro de 2013 e acumula 783 unidades até o momento. De acordo com a reportagem de UOL Carros, a nova geração do Prius chegará ao mercado brasileiro em junho.