Assim como a Tesla Motors, a Nikola Motor também tem o seu nome inspirado no gênio da engenharia mecânica e eletrotécnica, além de projetar veículos movidos a eletricidade. A empresa apresentou o projeto de um caminhão híbrido que impressiona tanto pela tecnologia aplicada quanto pela autonomia.

O Nikola One é equipado com seis motores elétricos (um em cada roda), que geram uma potência combinada de 2.027 cv e mais de 500 kgfm de torque. Com a ajuda de um extensor de autonomia movido a gás natural, o caminhão pode rodar até 1.920 quilômetros antes de reabastecer. Segundo a Nikola Motor, o modelo aceleraria de 0 a 100 km/h em 30 segundos quando estivesse carregado – metade do tempo de um caminhão semelhante com motor movido a diesel.

Por conta de sua concepção com dois motores elétricos em cada eixo, o projeto conta com suspensão independente nas seis rodas e freios regenerativos (recarregam a bateria nas frenagens).

Na cabine, chamam a atenção os instrumentos projetados em telas digitais de 10 e 15 polegadas. Para favorecer o conforto do motorista em viagens longas, o caminhão é dotado de internet 4G sem fio, televisão com tela de 42 polegadas, forno micro-ondas, teto solar, duas camas, geladeira e freezer. Todos esses equipamentos são alimentados por um conjunto de baterias de 320 kWh, que permitem aos ocupantes usufruirem dessa casa ambulante por até uma semana.

Apesar de toda essa tecnologia, a Nikola Motor diz que o seu futuro caminhão tem custo operacional 50% inferior ao de um modelo com motor a combustão. A marca já está cobrando uma taxa de US$ 1.500 (R$ 5.200) para reservar o modelo aos primeiros interessados, mas pensa em criar um programa de leasing que custará US$ 5 mil (R$ 17.480) mensais, incluindo o valor da prestação, combustível (gás natural) e quilometragem ilimitados, além de garantia e despesas com manutenção.

Os clientes poderão ainda trocar o Nikola One por outro novo após 72 meses ou um milhão de milhas rodadas (1,6 milhão de quilômetros) sem custo adicional. Os preços do caminhão partirão de US$ 350 mil (R$ 1,2 milhão) a US$ 450 mil (R$ 1,57 milhão), dependendo da versão.

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