Os foodtrucks (veículos adaptados para o serviço de refeições rápidas) se popularizaram no Brasil nos últimos anos, mas já são comuns em outros países há bastante tempo. É comum vermos vans, pequenos caminhões e até mesmo a veterana Volkswagen Kombi sendo utilizados nesse trabalho.

Para diferenciar o seu serviço, o finlandês Sami Repo decidiu construir um foodtruck capaz de chegar a praticamente qualquer lugar, especialmente as vastas florestas de seu país. Repo escolheu um Mercedes-Benz Unimog U 20, um caminhão fora-de-estrada famoso há décadas pela sua capacidade de transpor terrenos acidentados.

“Tentei comprar um Unimog há sete anos para uso pessoal, mas não tinha muita ideia de como utilizá-lo. Pensei em transformá-lo em foodtruck na época em que morei em Austin, nos Estados Unidos, que é considerada a meca quando o assunto é a comercialização de alimentos nas ruas”, explicou Repo.

Na carroceria do Unimog foi instalado um forno de 400 quilos para a preparação de churrasco, além de uma pia, um fogão, aquecedor de água e utensílios de cozinha. Já a cobertura externa da carroceria foi feita com painéis de madeira impermeabilizados com tarvia (alcatrão natural), material muito apreciado na Finlândia, utilizado infuso nas saunas.

O Unimog U 20 é equipado com um motor de quatro cilindros de 180 cv de potência, câmbio de oito marchas à frente e seis à ré e tração 4×4.

Fotos: Divulgação