Depois que lançou o F-Type, em 2013, a Jaguar voltou a ficar em evidência quando se fala em esportividade. E para comprovar que a marca britânica continua no caminho certo quando o assunto é emoção para quem está atrás do volante, basta dar uma volta no sedã médio XE S, que traz sob o capô o mesmo motor V6 Supercharged das versões de entrada do F-Type.

O XE é o novo modelo de entrada da Jaguar e foi concebido para concorrer com a tríade germânica formada por Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Mas em sua versão mais nervosa, a S (R$ 316.260), o modelo leva sob o capô um bloco de 3.0 litros V6 sobrealimentado com compressor mecânico, capaz de gerar 340 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. Toda essa força é gerenciada às rodas traseiras pela transmissão automática de oito marchas. Graças a esse notável conjunto mecânico e à carroceria feita 75% em alumínio (o peso total é de 1.665 kg), o sedã é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e alcançar velocidade máxima de 250 km/h.

Se você ficou curioso a respeito desse Jaguar e quer saber quais são os oito motivos que podem fazer você querer levá-lo para a casa, basta assistir a avaliação do Carsale no vídeo abaixo. Vale avisar que neste vídeo nós também contamos quais são os motivos que podem fazer você perder o encanto pelo sedã esportivo. Aperte o play!

Ficha técnica

Modelo
Jaguar XE S (parte de R$ 316.260)
MotorDianteiro, longitudinal, V6, comando duplo, 24V
Cilindrada (cm³)2.995
Potência340 cv a 6.500 rpm
Torque45,8 kgfm a 4.500 rpm
Freios dianteirosDiscos de 350 mm
Freios traseirosDiscos de 325 mm
Suspensão dianteiraDouble Wishbone
Suspensão traseiraIntegral Link
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.665
Comprimento (metros)4,67
Largura (m)1,85
Altura (m)1,41
Distância entre-eixos (m)2,83
Tanque (litros)63
TransmissãoAutomático de oito velocidades
TraçãoTraseira
Aceleração 0 a 100 km/h (segundos)5,1
Velocidade máxima (km/h)250

Foto: Larissa Florencio