A Ford anunciou na última quinta-feira (24) que vai fabricar o SUV compacto EcoSport na Romênia para atender o mercado europeu – onde o segmento de utilitários esportivos vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O modelo será montado na fábrica de Craiova, a sexta da empresa no mundo a produzir a nova geração global do EcoSport, que foi desenvolvida no Brasil.

Além da fábrica de Camaçari, na Bahia, o EcoSport também é produzido na China, Índia, Rússia e Tailândia para atender mais de 100 mercados pelo mundo. A Ford investiu 200 milhões de euros para adaptar as instalações da fábrica romena.

“As vendas do EcoSport cresceram cerca de 30% em 2016 e, com a perspectiva de avanço contínuo do segmento de SUVs compactos, este é o momento certo de mover a produção deste modelo para a Europa, aproveitando a excelente estrutura da fábrica de Craiova, além da Rússia”, disse Jim Farley, presidente da Ford Europa.

A atual geração do EcoSport sofrerá a sua primeira reestilização, que deverá estrear no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. Na Europa, o modelo é vendido sem o característico estepe pendurado na tampa traseira – solução considerada pouco prática pelo consumidor europeu. Além do novo visual, o SUV também deverá ganhar atualizações de conteúdo e acabamento, uma vez que o modelo vai ser vendido nos Estados Unidos pela primeira vez.

Foto: Divulgação