O Ford Mustang é um autêntico carro norte-americano, criado no auge da indústria automobilística dos Estados Unidos com a proposta de ser um esportivo simples e acessível. As opções de motores da época eram a de seis cilindros em linha de 136 cv e V8 de 230 cv. De porte médio para os padrões locais e com linhas atraentes, o Mustang encantou o público imediatamente, tornando-se um fenômeno de vendas com mais de 400 mil unidades entregues logo no primeiro ano de vida.

Cinquenta anos depois do lançamento da primeira geração do Mustang, a Ford apresentou a sexta geração do modelo, voltando a oferecer uma motorização de quatro cilindros (desta vez, com turbo e 304 cv) e mantendo a tradição de oferecer um bloco V8 (5.0 litros de 400 cv). Embora esteja maior, o novo Mustang manteve o visual inspirado no modelo dos anos 1960, combinado às linhas da atual identidade de estilo da Ford.

No Brasil, ter um Mustang de qualquer época em escala real (1:1) é para poucos. Mas se reduzirmos o tamanho do carro 64 vezes, a quantidade de proprietários aumenta exponencialmente – caso gostem de colecionar miniaturas, obviamente.

Dois exemplares representam bem isso: o 1964 1/2 Ford Mustang da marca Welly e o 2014 Ford Mustang da conhecida Hot Wheels. No primeiro, o desenho da miniatura é bem fiel ao do carro de verdade, inclusive com detalhes como a pintura dos faróis, da grade frontal e das maçanetas, com direito a emblemas no capô e nas laterais e detalhes cromados das lanternas triplas e rodas com pneus de borracha.

Já o Hot Wheels é mais simples, mas alguns elementos são muito bem-vindos: faróis com decais, lanternas triplas destacadas por uma faixa preta e linhas que detalham várias partes do carrinho.

Essas miniaturas são comercializadas na internet por valores relativamente baixos. A da Welly é mais conhecida no Brasil pelas miniaturas em escalas maiores (1:24 e 1:36), enquanto a Hot Wheels é a porta de entrada para muitos colecionadores. Para quem busca semelhanças com a realidade, elas são uma ótima recomendação de aquisição.

Doalcey Rocha, 38 anos, é engenheiro agrônomo, professor e apaixonado por carros, miniaturas e fotografia. Também é proprietário do blog Miniaturas de Carros em Foco (http://minisinfoco.blogspot.com.br), voltado ao fantástico mundo das “minis”.