A Honda Automóveis do Brasil comemorou, na última terça-feira (22), a marca de 1,5 milhão de veículos produzidos na fábrica de Sumaré, no interior de São Paulo. O carro que protagonizou o número histórico foi um crossover HR-V, modelo que acaba de completar um ano no mercado brasileiro.

Desde a inauguração da fábrica, em 1997, a Honda já produziu mais de 650.775 unidades do Honda Civic, 593.758 Fit, 192.526 do City e 62.941 HR-V.

Localizada em um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados, a fábrica da marca japonesa conta com 225 mil metros quadrados de área construída onde são realizados os processos de estamparia, hemming, solda, pintura, montagem de motores e transmissão mecânica, pintura e injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final. A unidade ainda concentra a unidade Power Train, responsável pela fabricação de motores e transmissões e que possui os processos de fundição e usinagem.

Nos últimos quatro anos, a fábrica recebeu novos investimentos para aumentar ainda mais a produtividade e a eficiência dos processos. Entre as principais mudanças estão os preparativos para que a planta pudesse receber o seu quarto modelo nacional, o HR-V, incluindo ferramental exclusivo, implementação de uma nova linha de prensas, novos robôs de estamparia e solda, além da automação de processos de transporte de partes da carroceria na linha e da montagem da suspensão.

Imagens: Divulgação