Um dos fatores na hora de escolher um carro é o quão econômico é este modelo. Para ajudar nessa decisão o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, desde 2008, divulga os dados de consumo dos modelos vendidos no Brasil. Vale lembrar que os modelos só são testados se as marcas resolverem aderir ao programa.

Em 2015, o destaque ficou para o Volkswagen up! 1.0 TSI, o compacto dotado do já conhecido motor três cilindros ganhou tecnologias como injeção direta de combustível e turbocompressor. Com isso, o carro se tornou o mais econômico no ranking do Inmetro rodando na estrada e com gasolina no tanque. Outros modelos que aderiram ao motor três cilindros fizeram parte do ranking, como os Nissan March e Versa.

Confira os 10 carros mais econômicos abastecidos com gasolina no ciclo rodoviário:

Porém, nem só de estrada vive um carro. Sendo assim, a instituição também realiza testes para determinar qual é o consumo de combustível rodando na cidade. O vencedor nessa modalidade, também rodando com gasolina, foi o Ford Fusion Hybrid. O sedã merece destaque principalmente pelo seu sistema de frenagem regenerativa, que recupera até 95% da energia perdida nos freios. Por falar em tecnologia híbrida, o pódio é completamente formado por carros híbridos.

Confira os 10 carros mais econômicos abastecidos com gasolina na cidade:

No último ano, 36 marcas participara do programa. No total, foram testados 692 modelos ou versões e apenas 164 ficaram com a classificação “A”. Confira a tabela completa de todos os testes do Inmetro no site do programa.