A Jeep realiza entre os dias 19 e 27 de março o 50º Easter Jeep Safar, em Moab, no estado de Utah, nos Estados Unidos.  Esse evento já é conhecido tradicionalmente por revelar conceitos e relembrar alguns modelos históricos da marca. Nesta edição sete modelos foram apresentados, com destaque para uma versão picape do bem-sucedido Renegade.

Comanche: Um dos destaques dessa edição é o Comanche, um Jeep Renegade feito para ser um off-road com mais versatilidade graças à caçamba. Para ser transformado em uma picape, o Renegade teve o entre-eixos alongado em 15 centímetros. O motor é o MultiJet II 2.0 turbodiesel, o mesmo oferecido no Brasil e na Europa. As rodas são de 16 polegadas com pneus da Goodrich. Há ainda um teto removível feito de lona. Entre as tecnologias presentes, o destaque vai para o Active Drive Lock, que permite bloqueio do diferencial traseiro.

Jeep Renegade Commander: Representa como seria o Renegade em uma configuração mais fora de estrada do que a versão Trailhawk. Alguns dos pontos altos desse conceito são o kit de elevação de suspensão de 5 cm e os pneus de 29.5 polegadas

Jeep Chew Chief 715: É uma saudação aos lendários veículos de serviço militar da Jeep, em especial o Kaiser M715. A base desse conceito é a do Wrangler Unlimited, modelo de quatro portas e capacidade off-road extrema. Os pneus de 40 polegadas têm o mesmo desenho da banda de rodagem do pioneiro Willys MB e o painel ganhou uma bússola de navegação.

Jeep Shortcut: O clássico CJ-5, o Jeep produzido no Brasil entre 1957 e 1982, foi a inspiração para este “mini-Wrangler” feito para lidar com trilhas apertadas e sinuosas. O comprimento é 30 cm menor comparando com o Wrangler atual.

Jeep FC 150: Trata-se de uma carroceria original da picape feita de 1956 a 1965 (então baseada no CJ-5), montada sobre o chassi de um Wrangler 2005. É um modelo rico em história e capaz de enfrentar qualquer terreno. Os pneus são de 33 polegadas.

Jeep Trailcat: Este conceito é um off-road com o motor Hellcat V8 de 717 cv capaz de “rastejar” sobre pedras ou andar em alta velocidade. Para lidar com tanta força, o chassi do Wrangler foi esticado em 30 cm. De fibra de carbono, os bancos são do Dodge Viper.

Jeep Trailstorm: É um Wrangler Unlimited ainda mais preparado para as trilhas, com as suspensões elevadas em 5 cm, pneus de 37 polegadas, eixos Dana 44 e amortecedores Fox do catálogo da Jeep Performance Parts.

O Easter Jeep Safar consiste em passeios com carros fora de estrada, muitos com duração de um dia inteiro, na época da Páscoa. O evento teve início em 1967 pela Câmara de Comércio de Moab como uma trilha de um dia. Ao longo dos anos, com o crescimento da participação, o Safari se expandiu até chegar ao formato atual de nove dias.

Fotos: Divulgação