Para comemorar os 40 anos do Golf GTI, a Volkswagen lançou uma série especial batizada de Golf GTI TCR. A variante foi desenvolvida em conjunto com a Seat, subsidiária espanhola da empresa alemã. O modelo é preparado para competir na TCR International Series, uma categoria de turismo cujas provas são disputadas na Ásia, Europa e Oriente Médio.

Para essa finalidade, o Golf recebeu um kit aerodinâmico com novos para-choques, saias laterais e caixas de rodas alargadas. Há também um difusor dianteiro e uma grande asa traseira instalada no teto, ambos em fibra de carbono. As rodas de 18 polegadas são calçadas em pneus Michelin especiais para as pistas. O interior ganhou gaiola de proteção e bancos esportivos com protetores de cabeça.

O motor é o conhecido 2.0 de quatro cilindros turbo, porém ajustado para render 334 cv e entregar 41,75 kgfm de torque. A transmissão sequencial de seis velocidades é especial para as corridas. O volante vem equipado com paddle shifters, facilitando a troca de marchas. O esportivo chega aos 100 km/h em 5.2 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 230 km/h.

Além do motor atualizado, os engenheiros instalaram uma suspensão ajustável, um sistema de direção mais direto e ferios de alta performance. Serão produzidos apenas 20 unidades do Golf GTI TCR este ano e todos já foram encomendados.

Fotos: Divulgação