Provavelmente inspirada pelas picapes Ford F-150 Raptor e Toyota Tacoma TRD Pro, a preparadora alemã MTM criou uma versão essencialmente voltada para o off-road da Volkswagen Amarok com requisitos técnicos parecidos com os dos modelos norte-americanos.

Além do visual invocado, das modificações na suspensão e do interior revestido de Alcantara, a Amarok da MTM teve o seu motor a diesel original de quatro cilindros biturbo de 180 cv substituído pelo enorme V8 de 4.2 litros TDI, também movido a óleo, que equipa modelos como o SUV Touareg. Graças a aprimoramentos promovidos pela MTM, o propulsor passou a gerar 410 cv de potência e aproximadamente 94 kgfm de torque, disponíveis entre 2.000 e 3.000 rpm. Essa força toda é transferida às quatro rodas por meio do câmbio automático de oito marchas e do sistema de tração integral.

Segundo a MTM, a picape batizada de Amarok V8 Passion Desert acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h, que pode variar de acordo com os pneus utilizados. Nas fotos, o modelo está calçado com um conjunto específico para o fora-de-estrada da marca Cooper, de medidas 305/50 R20, e rodas de liga leve BBS de 20 polegadas.

Para conter o desempenho superior da picape, a MTM instalou freios mais eficientes compostos por discos de 405 milímetros de diâmetro nas rodas dianteiras e de 356 mm nas traseiras.

A Amarok V8 Desert Passion será apresentada oficialmente no Salão de Genebra, que começa na próxima semana. Como tudo o que é exclusivo custa caro, os interessados terão de desembolsar astronômicos 199.143 euros (cerca de R$ 870 mil) pela picape – a princípio oferecida apenas na Europa.

Fotos: Divulgação