A Volkswagen está apresentando à imprensa especializada a segunda reestilização da quinta geração do Gol. Carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos – o compacto perdeu a liderança para o Fiat Palio em 2014 e terminou o último ano na sexta colocação -, o modelo passa por mudanças estéticas e de conteúdo para tentar voltar a competir de igual com os líderes do mercado nacional. As atualizações também estão presentes no sedã Voyage e chegarão em breve à picape Saveiro.

Confira abaixo os preços e equipamentos da linha Gol:

Trendline 1.0 – R$ 34.890 (R$ 37.690 com ar-condicionado) 1.6 – R$ 40.190: freios ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e alerta de frenagem de emergência; airbags frontais; alerta sonoro de faróis acesos; banco do motorista com ajuste de altura; direção hidráulica; encosto do banco traseiro rebatível; preparação para sistema de som; rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 e calotas; trava e vidros elétricos dianteiros.

Comfortline R$ 42.690 1.6 – R$ 47.490 (I-Motion – R$ 50.790):acrescenta ar-condicionado; computador de bordo; repetidores de seta nos retrovisores externos; faróis de neblina; iluminação no porta-malas; rodas de aço aro 15 com calotas; infotainment Media Plus; quatro alto-falantes e dois tweeters; tampa do porta-malas com abertura elétrica.

Highline 1.6 – R$ 51.990 (I-Motion – R$ 55.290):adiciona sistema de alarme com comando remoto; sensor de estacionamento traseiro; luzes de leitura dianteiras e traseiras; chave tipo canivete com comando remoto; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito; faróis e lanterna traseira de neblina; lanternas traseiras escurecidas; rodas de liga leve aro 15 com pneus 195/55; infotainment Composition Touch; rede no porta-malas; volante multifuncional em couro com comando de sistema de som e do computador de bordo; shift paddles se equipado com o câmbio robotizado I-Motion.

As principais novidades estão no interior, que recebeu um novo painel mais retilíneo, parecido com os de outros modelos da marca. As mudanças mais notórias estão nas saídas do ar-condicionado, cujos difusores redondos e deram lugar a outros horizontais. O painel conta com plásticos de duas cores a partir da versão Confortline.

Outro destaque está na central multimídia Discover Media, lançada no Fox e oferecida como opcional. O sistema batizado de App-Connect permite o espelhamento de smartphones através das plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. A versão de entrada Trendline é equipada com um rádio comum, dotado de entrada USB e conexão Bluetooth. Acima da configuração mais básica, está o “Media Plus”, que acrescenta leitor de CD ao dispositivo. A variante Highline conta com a central Composition Touch, com tela de cinco polegadas e MirrorLink.

A prova de que a conectividade faz parte dos objetivos da marca para “bombar” o modelo está em outro opcional: o suporte para smartphones. Item que acompanha as centrais multimídias, é vendido como acessório para qualquer versão. O objeto adiciona uma entrada USB para facilitar o carregamento do aparelho, além de um gancho para prender o fio do carregador.

Confira os preços e equipamentos da linha Voyage:

Trendline 1.0 – R$ 40.990 – 1.6 – R$ 44.590:freios ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e alerta de frenagem de emergência; airbags frontais; alerta sonoro de faróis acesos; banco do motorista com ajuste de altura; direção hidráulica; encosto do banco traseiro rebatível; preparação para sistema de som; rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 e calotas; trava e vidros elétricos dianteiros.

Comfortline 1.0 – R$ 46.690 1.6 – R$ 49.490 (I-Motion – R$ 53.090):acrescenta ar-condicionado; computador de bordo; repetidores de seta nos retrovisores externos; faróis de neblina; iluminação no porta-malas; rodas de aço aro 15 com calotas; infotainment Media Plus; quatro alto-falantes e dois tweeters; tampa do porta-malas com abertura elétrica.

Highline 1.6 – R$ 55.290 (I-Motion – R$ 58.590):adiciona sistema de alarme com comando remoto; sensor de estacionamento traseiro; luzes de leitura dianteiras e traseiras; chave tipo canivete com comando remoto; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito; faróis e lanterna traseira de neblina; lanternas traseiras escurecidas; rodas de liga leve aro 15 com pneus 195/55; infotainment Composition Touch; rede no porta-malas; volante multifuncional em couro com comando de sistema de som e do computador de bordo; shift paddles se equipado com o câmbio robotizado I-Motion.

Sob o capô, Gol e Voyage trocam o antigo motor 1.0 de quatro cilindros pelo moderno 1.0 de três cilindros, presente nas linhas Fox e up!. O propulsor gera 75 cv com gasolina e 82 cv quando abastecido com etanol a 6.250 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente, a 3.000 rpm. Já a segunda segunda opção de motor é o conhecido 1.6 de oito válvulas que desenvolve até 104 cv com etanol.

Externamente, os modelos ganharam para-choques redesenhados e novos faróis e lanternas. Tanto o Gol como o Voyage passam a contar com cores inéditas e rodas exclusivas.

O Carsale participa do teste-drive dos novos Volkswagen Gol e Voyage na próxima terça-feira (23), e publicará as impressões oportunamente.

Fotos: Divulgação