A febre dos SUVs continua mundo afora. A prova disso é que, pela primeira vez na história, o esse segmento vendeu mais que compactos e subcompactos no mercado europeu. O crescimento nas vendas foi de 24% em 2015, chegando ao total de 3,2 milhões de unidades comercializadas no continente.

Isso representa 22,5% do total de vendas em 2015, enquanto o segmento de subcompactos, que conta o Volkswagen Polo, por exemplo, alcançou 22% de participação.

Os resultados foram possíveis, principalmente, graças ao segmento de SUVs médios, que registrou aumento de 42%, com um total de 470.400 unidades. Ainda assim, os SUVs compactos totalizaram 1,28 milhão de vendas. Na Europa ainda há uma divisão batizada de “pequenos SUVs” (que engloba o Renault Captur, por exemplo), responsável por 1,2 milhão de unidades vendidas.

Entre os fabricantes, a liderança ficou com a Nissan, com mais de 376 mil unidades e participação de 11,8% do mercado. A Renault veio em seguida com aumento de 44% em suas vendas, enquanto a Volkswagen fechou o ano em terceira dentro do segmento de SUVs.

Mais vendidos do Brasil, Honda HR-V e Jeep Renegade não apareceram na lista dos SUVs mais vendidos na Europa.