A Volkswagen planeja apresentar o conceito T-Cross, um SUV compacto, no próximo Salão de Genebra (Suíça), em março. As informações são do site Autocar, que revela que o modelo seria um utilitário esportivo de entrada, baseado na atual geração do Polo.

Rumores apontam que o T-Cross será produzido a partir de 2018 e com preço abaixo de 18 mil libras (cerca de R$ 105 mil em conversão direta). Apesar do alto preço na moeda brasileira, o modelo chegaria de fato para brigar com o futuro Nissan Kicks e os badalados Jeep Renegade e Honda HR-V, que custam aproximadamente o mesmo valor no Reino Unido.

O novo SUV é descrito como um irmão menor do conceito T-Roc, que é baseado no Golf e foi revelado em 2014. Os dois protótipos devem chegar ao mercado nos próximos anos, posicionados abaixo das novas gerações do Tiguan e do Touareg. Estão previstos motores a gasolina, diesel e variantes híbridas, com tração dianteira ou nas quatro rodas.

Apesar da semelhança visual, os modelos serão diferenciados pelas dimensões. O T-Cross teria cerca de quatro metros de comprimento, enquanto o T-Roc contaria com, pelo menos, vinte centímetros a mais.

Entre os planos originais da Volkswagen estava a proposta de lançar um crossover ainda menor, baseado no Up! e inspirado no conceito Taigun, mostrado em 2012 no Salão do Automóvel de São Paulo, mas a instabilidade financeira nos principais mercados da América do Sul, incluindo o Brasil, fizeram a marca interromper o projeto.

Criado sob a orientação de Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen, o T-Cross deverá contar com vários elementos do T-Roc, incluindo a grade dianteira, o desenho das janelas e o estilo das rodas.

Foto: Divulgação