A Renault Duster Oroch e a nova geração da Toyota Hilux foram os lançamentos mais relevantes do segmento de picapes médias em 2015. Confira abaixo as novidades de outras marcas que estão confirmadas para estrear no Brasil ainda neste ano.

Fiat Toro

A Fiat Toro será o primeiro lançamento entre as picapes de 2016. Produzido na fábrica da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) em Goiana (PE), o modelo chega em fevereiro para competir em faixas de preços que começam em R$ 70 mil e chegam a R$ 120 mil. A picape é montada sobre uma versão alongada da plataforma do Jeep Renegade e, assim como o SUV, será equipada com o motor 1.8 flex com potência próxima dos 140 cv e o 2.0 turbodiesel de 170 cv.

Informações preliminares afirmam que a Toro 1.8 flex terá transmissão automática de seis marchas e tração dianteira. Já as configurações dotadas do propulsor a diesel estarão disponíveis com câmbio manual de seis velocidades e tração 4×2 (possivelmente dianteira) ou 4×4, enquanto a versão topo de gama terá uma caixa automática de nove marchas e tração 4×4.

Ford Ranger

Logo após a Toro, o próximo lançamento será o da Ranger reestilizada. A picape média recebeu alterações estéticas com a nova identidade visual da Ford, como os faróis mais alongados e grade e para-choque dianteiro redesenhados. O interior do modelo também foi atualizado, com destaque para o painel com duas telas digitais configuráveis e central multimídia com tela de 8 polegadas. As motorizações atuais serão mantidas: 2.5 flex, 2.2 turbodiesel e 3.2 turbodiesel.

Mitsubishi L200

Lançada na Ásia e na Europa no ano passado, a nova geração da L200 também está confirmada para desembarcar no Brasil. Embora seja parecida com o modelo atual, a picape foi totalmente renovada, segundo a Mitsubishi. Num primeiro momento, a nova L200 será importada e conviverá com a geração fabricada no Brasil.

A picape chama a atenção pelo visual repleto de cromados na dianteira e pelas lanternas que invadem a lateral. O interior também foi renovado com novo painel de instrumentos e central multimídia atualizada.

As motorizações para o Brasil não foram confirmadas, mas no exterior a L200 tem à disposição um bloco de quatro cilindros a gasolina de 2.4 litros de 128 cv de potência e 19,8 kgfm de torque e duas opções turbodiesel: 2.5 litros de 128 cv e 24,4 kgfm e 178 cv e 40,7 kgfm, dependendo da configuração, e 2.4 litros de 181 cv e 43,8 kgfm (substituiu o atual 3.2 litros de 180 cv e 38 kgfm).

Chevrolet S10

Para assegurar a liderança do segmento, a nova geração da Chevrolet S10 sofrerá a sua primeira atualização visual. A picape estreará ainda no primeiro semestre com linhas parecidas com às do recém-lançado Cobalt 2016. Faróis espichados, grade dianteira dividida por uma barra horizontal e luzes diurnas de LED farão parte das mudanças. Por dentro, as principais novidades serão a nova central multimídia MyLink II e o sistema de telemática OnStar.
As motorizações 2.4 flex de 147 cv, 2.5 flex de 206 e 2.8 turbodiesel de 200 cv não deverão sofrer alterações.

Nissan Frontier

Também lançada na Ásia e na Europa no ano passado, a nova geração da Nissan Frontier estreará por aqui no final do segundo semestre – provavelmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Inicialmente importada do México, a Frontier também vai conviver com a geração anterior, fabricada em São José dos Pinhais (PR). Somente em 2017 que o modelo produzido na Argentina chegará ao nosso mercado.

Com visual mais arredondado, a Frontier evoluiu em acabamento interno, ergonomia e equipamentos. A picape será equipada com o motor de 2.5 litros turbodiesel de 190 cv de potência e 45,88 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de sete marchas.

Fotos: Divulgação, Adelia Gasnier, Jeep Renegade Brasil