A Hyundai aproveitou o Salão do Automóvel de Detroit para dar uma boa notícia aos fãs da marca e aos entusiastas de picapes. A marca coreana confirmou que irá produzir a Santa Cruz, apresentada como conceito no mesmo salão, porém na edição passada. A informação foi revelada pelo diretor executivo da marca nos Estados Unidos, Dave Zuchowski.

A Santa Cruz, cujo nome dá a impressão de ter sido utilizado na última hora, uma vez que remete à junção das nomenclaturas do SUV Santa Fe e do extinto crossover Vera Cruz, chegará para competir com a Fiat Toro, que tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre desse ano, e com a recém-lançada Renault Duster Oroch.

O motor da Hyundai é um 2.0 turbodiesel de 193 cv e 41,5 kgfm de torque. Apesar disso, as dimensões oficiais não foram reveladas. Enquanto a plataforma, ao menos nos Estados Unidos, será do novo Tucson.

Segundo Dave Zuchowski, presidente-executivo da Hyundai Motor da América do Norte, a picape busca atingir uma nova geração de consumidores, formada por jovens, mulheres, um público em geral de caráter mais urbano, mas que não abre mão de um veículo com capacidade para sair do asfalto em passeios aos finais de semana.