De acordo com o atual balanço da consultoria Jato Dynamics, o Brasil ficou com a sétima colocação no ranking de veículos vendidos mundialmente. O levantamento feito com dados de vendas até novembro de 2015 mostra variações negativas de 32,3% no volume mensal e 24,2% no acumulado.

Já os três países que aparecem nas primeiras colocações continuam os mesmos: China, Estados Unidos e Japão. A China apresentou uma alta mensal de 15,4% e lidera os rankings mensal e acumulado. Vale frisar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio, sendo que para o restante dos países, os números englobam carros e comerciais leves.

Os EUA mantêm a 2ª colocação após pequenas variações positivas de 1,1% mensal e de 5,4% no acumulado. Ocupando a 3ª posição em ambos os rankings, o mercado japonês retraiu 6,6% na apuração mensal e 9% se comparado ao volume acumulado no mesmo período de 2014.

Confira abaixo o ranking completo:

Ranking das marcas

Seguindo a tendência do mês de outubro, o Grupo Volkswagen apresentou quedas mensal e acumulada de 1,9% e 2%, respectivamente. Já o Grupo Toyota, que voltou a apresentar um tímido resultado mensal positivo, segue na 2ª colocação seguido por GM e Hyundai.

Um dos destaques vai para a Honda, que continua crescendo de forma geral e ocupa a 6ª colocação com crescimentos de 8,3% e de 5,4% nas apurações mensal e acumulado, respectivamente. A Nissan, após crescimento mensal de 3,1%, ultrapassou a FCA e agora ocupa a 7ª colocação em novembro.