A Volkswagen não levou grandes novidades ao Salão de Detroit, uma vez que as atenções da marca estão voltadas às explicações relacionadas ao escândalo da fraude do software de controle de emissões dos motores a diesel – o CEO da empresa, Matthias Müller, pediu desculpas aos consumidores e disse que a empresa ainda trabalha em uma solução. Sendo assim, a fabricante aproveitou a exposição para mostrar um conceito off-road da nova geração do Tiguan.

O Tiguan GTE Active Concept utiliza motorização híbrida, sendo um bloco a gasolina e dois propulsores elétricos. De acordo com a empresa, é possível rodar até 32 km utilizando apenas a eletricidade. Com isso, a potência total é de 224 cv. A transmissão é automatizada de seis marchas e dupla embreagem, criada especificamente para o conceito. O SUV aventureiro chega aos 112 km/h de velocidade máxima utilizando apenas o modo elétrico e a 193 km/h com uso do propulsor a combustão. O 0 a 100 km/h é feito em apenas 6.4 segundos.

A versão é baseada na segunda geração do Tiguan, sendo o primeiro SUV da marca alemã a utilizar a plataforma modular MQB, a mesma presente em modelos como Golf e Passat, além dos Audi A3 e TT. De acordo com a Volkswagen, o Tiguan chegará aos Estados Unidos em 2017, incluindo uma versão com entre-eixos alongado, criando espaço para sete ocupantes.

Fotos: Divulgação