O novo Volvo XC90 foi eleito o “Utilitário do Ano” nos Estados Unidos. Fabricado em Torslanda, na Suécia, o SUV estreou a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), que servirá de base para os próximos lançamentos da marca. Além disso, o utilitário esportivo apresenta a nova identidade visual da marca.

Considerado o carro mais seguro já desenvolvido pela Volvo, ao menos até a estreia do sedã S90, o SUV possui sete lugares e sai de fábrica equipado com seis airbags (frontais, laterais e cortina), sistema de frenagem automática com visão noturna, alerta de mudança involuntária de faixa, controles eletrônicos de estabilidade, tração e anti-capotamento, além de itens de conforto e conveniência, como ar-condicionado digital de quatro zonas de resfriamento, porta-luvas refrigerado, direção elétrica, cortinas nas portas traseiras, bancos dianteiros com regulagens elétricas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas, Bluetooth, GPS, MP3/USB/AUX e comandos no volante, teto solar panorâmico elétrico, rodas de liga leve de 19 polegadas, entre outros.

No Brasil, o SUV é vendido em duas versões, ambas equipadas com o bloco de quatro cilindros de 2.0 litros turbo movido a gasolina (da nova família de motores Drive-E), que desenvolve 320 cv de potência e 45 kgfm de torque. O propulsor funciona acoplado a uma caixa automática de oito marchas e ao sistema de tração integral. Segundo os dados da fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos e atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

Fotos: Divulgação