O Audi A1 Sportack 2016 chega ao mercado brasileiro com novidades. Além do visual retocado, o compacto teve um ganho de potência no motor 1.4 TFSI e agora passa a ser oferecido com a motorização de 1.8 litro TFSI na configuração topo de linha.

A versão Attraction (R$ 106.990) leva sob o capô o propulsor menor, que passa a entregar 125 cv (3 cv a mais que o anterior) e 20,4 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm. Segundo a Audi, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 204 km/h.

Já a variante Ambition (R$ 124.990) é movida pelo bloco 1.8 turbo de 192 cv de potência e 25,5 kgfm de torque (entre 1.250 e 5.300 rpm), que subsititui o 1.4 turbo com compressor de 185 cv e os mesmos 25,5 kgfm. Com esse propulsor, o hatch chega aos 100 km/h em 6,9 segundos e atinge a máxima de 234 km/h.

As duas versões são equipadas com a transmissão automatizada S Tronic de dupla embreagem com sete marchas e borboletas para trocas manuais atrás do volante.

Entre as novidades da linha 2016 estão a direção eletromecânica com intensidade da força de apoio de acordo com a velocidade e o controle de estabilidade que pode ser desativado em dois diferentes níveis – modo esportivo ou totalmente desligado.

O sistema também aciona a assistência de frenagem contra multicolisões. Em caso de acidente, o recurso ativa os freios para evitar que o carro se movimente e provoque outras colisões.

De série, o A1 Sportback 2016 traz seis aribags, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 16 polegadas e pneus 215/45 e rádio MMI com Bluetooth. A partir da versão Ambition, o modelo ganha acabamento interno black piano (plástico preto brilhante), bancos dianteiros esportivos com ajuste de altura, revestimento interno na cor preta, volante e manopla de câmbio em couro, rodas de 17 polegadas, faróis bi-xenônio, luzes diurnas de LED, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, pacote estético S-Line e teto com pintura contrastante.

Os opcionais são o teto solar elétrico, chave presencial, sistema de som Bose e piloto automático.

Fotos: Divulgação