O Hyundai i20 ganhou uma nova versão no mercado alemão. Batizado de Sport, o hatch foi equipado com o novo motor 1.0 turbo de três cilindros. O bloco foi desenvolvido no centro técnico da empresa em Russelsheim (Alemanha) e entrega 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Os dados de desempenho não foram divulgados.

Externamente, o Hyundai i20 Sport conta com rodas de 18 polegadas e suspensão 20 milímetros mais baixa. Por ora, o hatch é oferecido apenas com a carroceria pintada na branca com detalhes azuis. Há também um kit esportivo, com novas saias laterais, spoiler e difusor traseiros e para-choque com tubo de escapamento integrado. Entre os itens de série estão a partida do motor sem chave e faróis com luzes diurnas de LED. O preço sugerido é de 19.990 euros, ou cerca de R$ 86,5 mil, em uma conversão direta.

No Brasil

De acordo com reportagem do site Quatro Rodas, o bloco está previsto para chegar ao primo brasileiro, o HB20, que recentemente passou pela sua primeira reestilização. O propulsor de três cilindros já havia feito sua aparição no Kia cee’d GT Line, apresentado no início de 2015.

O novo motor traz tecnologias como injetores perfurados a laser (em forma de pirâmide), capazes de espalhar melhor a mistura entre combustível e ar dentro das câmeras de combustão. Já a válvula que regula a passagem dos gases de exaustão para a turbina é controlada eletronicamente, melhorando o aproveitamento e a disponibilidade de torque em baixas rotações.

 

De acordo com a Hyundai, com a utilização do novo motor o consumo do i20 foi reduzido em 15% e as emissões de CO2 também diminuíram em comparação com o modelo equipado com o bloco 1.6 GDI.

Se a Hyundai decidir trazer o novo motor ao Brasil, é possível que o bloco equipe uma versão esportivada do HB20, com visual possivelmente inspirado no conceito R-Spec (galeria abaixo), apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014.