Após liderar com tranquilidade o segmento de SUVs compactos por 12 anos, o Ford EcoSport terminou 2015 na quarta posição da categoria, atrás dos recém-lançados Honda HR-V e Jeep Renegade, e do reestilizado Renault Duster. Como se não bastasse perder a hegemonia do mercado, o Ford ainda teve o seu recorde de vendas mensais superado.

Em dezembro de 2012, ano de lançamento da segunda geração, o EcoSport registrou o maior número de emplacamentos mensais para um SUV no Brasil ao vender 6.686 unidades. Três anos depois, o Jeep Renegade superou essa marca em 290 carros ao atingir 6.976 emplacamentos.

Por outro lado, em 2015, o EcoSport atingiu a marca de um milhão de unidades produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia. Desse total, cerca de 600 mil carros foram vendidos no Brasil, enquanto os demais foram exportados para países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.

Para os próximos anos, a briga promete esquentar, uma vez que outras fabricantes estão de olho no segmento e prometem lançar novidades, podendo dificultar uma retomada do EcoSport ao primeiro posto e um domínio tão longevo de qualquer outro modelo na primeira posição. O último SUV confirmado é da japonesa Nissan, que investiu R$ 750 milhões na fábrica de Resende (RJ) para produzir o Kicks.

Fotos: Divulgação e Guilherme Silva