A Nvidia, uma das principais marcas do ramo de informática, anunciou o lançamento do Drive PX 2, o computador mais poderoso já criado para ser usado em veículos. A apresentação da tecnologia aconteceu nesta segunda-feira (4) na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de eletrônicos e tecnologias do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

De acordo com a Nvidia, esse é um passo importantíssimo no segmento de veículos autônomos, ou seja, que são capazes de andar sozinhos. Ainda segundo a empresa, o poder de processamento desse hardware é algo nunca visto antes no segmento automotivo e pode ser comparado a 150 MacBook Pro da Apple.

Para se ter uma ideia, a máquina possui a capacidade de 8 teraflops (TFlops), o equivalente a 8 trilhões de cálculos (soma e subtração) por segundo. O Drive PX 2 é dez vezes mais rápido que a versão anterior, já utilizado por 50 montadoras de automóveis.

Sendo assim, essa máquina seria capaz de aprender rapidamente como lidar com a condução cotidiana, sem falar dos fatores externos, como as condições das estradas, os outros motoristas e más condições climáticas, por exemplo.

A nova criação da Nvidia processa até 12 câmeras de vídeos, além de radares e sensores ultra-sônicos. Além disso, a empresa oferecerá o software DriveWorks para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos. A Volvo será a primeira fabricante a contar com o supercomputador, sendo que BMW, Audi, Mercedes-Benz e Ford estão propensas a adotar a nova tecnologia.