Graças a um investimento de R$ 750 milhões, a Nissan anunciou que o SUV Kicks será produzido no Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito por Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Nissan Motor Company. A fábrica foi inaugurada em 2014 e atualmente produz os modelos compactos March e Versa. Após o início da produção, a Nissan tem como objetivo contratar 600 novos funcionários e iniciar um segundo turno na unidade de Resende (RJ).

O executivo exaltou o histórico da marca no segmento de crossovers, relembrando o Murano, lançado em 2003. Ghosn também destacou a liderança global da marca com modelos como Juke, Qashqai e X-Trail. O presidente da Nissan também confirmou que o modelo será global. Porém, José Valls, chairman da Nissan América Latina, avisou que pretende ir além do que é considerado crossover compacto, já que o modelo contará com um design “incisivo”.

O Nissan Kicks Concept estreou no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2014 e, em junho de 2015, foi mostrado no Salão de Buenos Aires, na Argentina. O protótipo do Kicks marcou a evolução do conceito Extrem, que havia sido mostrado no evento de São Paulo em 2012. Desde então, a Nissan continuou explorando as culturas, estilos e cores do Brasil e da América Latina para o processo de desenvolvimento e do design do veículo.

Liderado pelo Centro de Design Global da Nissan, no Japão, o Kicks Concept foi concebido com a colaboração entre o Nissan Design America (NDA), estúdio em San Diego, Califórnia, e o Nissan Design America – Rio (NDA-R), o estúdio-satélite de design da empresa no Brasil. As equipes atualmente trabalham na finalização do design do modelo de produção.