Parte do mistério sobre o novo Volkswagen Gol acaba de ser revelado. Isso porque a Volkswagen já testa o modelo atualizado, previsto para estrear durante o primeiro semestre de 2016. Trata-se de um facelift da atual geração do Gol. O objetivo dessa repaginada é dar um fôlego ao modelo até que uma geração completamente nova seja lançada por volta de 2017 ou 2018.

As fotos desta matéria, cedidas gentilmente pelo site Carro Online, mostram o Gol a ser lançado no próximo ano já rodando em testes. O flagra aconteceu na manhã desta última sexta-feira (11) na Rodovia Castello Branco, perto de Tatuí (SP).

Observando as imagens é possível notar que o modelo possui uma camuflagem pesada na dianteira, o que indica que as principais mudanças visuais estão concentradas nessa região. Por outro lado, a traseira do hatch aparece sem coberturas e traz apenas leves mudanças na área do para-choque.

As fotos não revelam, porém, o interior do modelo. Mas já há rumores de que a cabine também deverá ganhar melhorias, com destaque para central multimídia com tela sensível ao toque e compatível com sistemas como Apple CarPlay e Android Auto. Outra aposta é que Gol passará a usar o volante do Golf.

Quem esperava por um novo Gol feito sobre a plataforma modular MQB, utilizada também nos atuais VW Golf, Audi A3, por exemplo, terá que aguardar até que a próxima geração seja lançada daqui a cerca de dois anos.

Atual VW Polo europeu deverá servir de inspiração para o Gol 2016

Acredita-se ainda que o facelift do Gol se estenderá para toda a família, que inclui o sedã Voyage e a picape Saveiro. Rumores dão conta que toda a família poderá ser equipada com o novo motor 1.0 de três cilindros e 82 cv, que chegará para substituir o atual 1.0 de quatro cilindros. Para as versões topo de linha, a VW deverá manter o bloco 1.6 de 120 cv.

Líder do mercado brasileiro por quase três décadas, atualmente o Gol figura apenas como o sexto modelo no ranking com 76.248 unidades emplacadas no acumulado até novembro. O atual campeão de vendas é o Chevrolet Onix (110.845), que segue próximo ao Fiat Palio (109.454). Na sequencia, estão o Hyundai HB20 (99.196), Fiat Strada (91.766) e Ford Ka (83.421).

Fotos: Carro Online / Divulgação